JOÃO SASAKI




Fotografia: Daniel Alcarria 

Entrevista concedida a Severino Correa Dias em 11 de Agosto de 2010 

Texto: Prof. William Puntschart



João Sasaki, natural de São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, nasceu em 5 de novembro de 1939. Seus pais, Kenzo e Suzuki Sasaki, camponeses sem posses procedentes de Hiroshima - cidade japonesa bombardeada pela força aérea americana no final da Segunda Guerra Mundial – chegaram ao Brasil em 1936, para trabalhar na lavoura cafeeira e cultivo do algodão. Após a longa viagem transoceânica desembarcaram em Santos, antes de seguir para Ribeirão Preto. 


Mais tarde, em 1946, a família Sasaki estabelece-se definitivamente em Mauá. Assim como muitos imigrantes da terra do sol nascente, os Sasaki dedicaram-se ao cultivo de verduras e hortaliças em um terreno arrendado, ao longo da atual Avenida Benedita Franco da Veiga, em frente à Escola Estadual Olavo Hanssen. 



Antes de ingressar na vida pública, porém, João Sasaki atuou como despachante, empresário no ramo de eletroeletrônicos e, mais tarde, contador. Por sinal, devido ao êxito nessa função, foi convidado em 1966 para concorrer à vaga de vereador pela Aliança Renovadora Nacional, ARENA. Também neste ano casa-se com Satiku Sasaki, com quem teve quatro filhos. 

Ainda de acordo com seu depoimento, Mauá possuía, no começo da década de 1960, cerca de duzentas e vinte famílias nipônicas cujos membros garantiriam apoio para o seu projeto político. Além dos descendentes da colônia japonesa, Sasaki contou também com o apoio de muitos migrantes nordestinos, aos quais prestara seus serviços contábeis. 

Nesse cenário, Sasaki candidata-se e é eleito vereador juntamente com os seguintes pares citados abaixo. A chapa era encabeçada por Élio Bernardi que foi eleito prefeito com 7738 votos derrotando Laurindo Callegari do Movimento Democrático Brasileiro- MDB- com 1776 votos.  


Na presidência da Câmara de Mauá em 1968, João Sasaki, entre outros projetos, investiu na aquisição do primeiro carro oficial da Câmara, um Itamaraty modelo do ano. Outra meta alcançada foi separar os orçamentos da Câmara e da Prefeitura, com o intuito de possibilitar à Casa Legislativa autonomia financeira. Inclusive é importante destacar que nesse período não havia remuneração para o ocupante do cargo de vereador, o que só irá ocorrer ao longo da década de 1970. 



Sasaki recorda-se, também, de outros projetos de sua autoria. O primeiro, a criação da Circunscrição legal do Trânsito em Mauá. O segundo, Mauá destacar-se na Área Metropolitana de São Paulo. Pois como presidente do legislativo municipal, promoveu o primeiro encontro de Prefeitos e Vereadores da Grande São Paulo, em de julho de 1968, durante o governo de Abreu Sodré. 


Já nas eleições seguintes, em 1969, Américo Perrella da ARENA foi eleito Prefeito Municipal com 7.161 votos. No entanto, outros quatro candidatos concorreram para o cargo de Prefeito, obtendo as seguintes votações: Amaury Fioravanti, 2455 votos, José Mauro Lacava, 2068 votos; e Anselmo Walendy com 1061 votos, todos concorrentes pelo Movimento Democrático Brasileiro- MDB. 


Com o intuito de manter a sua identidade cultural nipônica, Sasaki ocupou postos de proa, tais como: Diretor e Presidente, durante cerca de 30 anos, da Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Mauá. Também foi Diretor e Vice-presidente do Panatlon clube de Santo André, durante cerca de 16 anos. Ainda na área esportiva, atuou como Diretor de natação do clube Atlético Pirelli de 1986 a 1990, Árbitro de natação da Federação Aquática Paulista ( F.A.P.), Delegado Regional da Federação Aquática Paulista, entre Janeiro de 1992 a Dezembro de 2008. 



Atualmente é Vice-presidente da Federação Aquática Paulista, desde 1996, responsável pelas seguintes modalidades: natação, maratonas aquáticas, pólo aquático, nado sincronizado e saltos ornamentais.   

http://www.camaramaua.sp.gov.br/camara/pgMemoriaLegislativo.aspx 
Share on Google Plus

Sobre Alex Mauá

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com