Grupo Escolar de Mauá


Grupo Escolar de Mauá a "Escola da Paineira
Por Renato Alencar Dotta 

A casa, provavelmente construída em fins do século XIX, passou a abrigar a partir de 1935 o Grupo Escolar de Mauá que, em 1947, tornou-se o Grupo Escolar Visconde de Mauá que, Em 1957, com a construção de suas novas instalações na Avenida Santos Dumont, o curso primário é para ali transferido. Continua funcionando na “Paineira” o curso Ginasial (atuais 5ª a 8ª séries do ensino fundamental) até meados dos anos 60. Em 1978, na gestão do prefeito Dorival Resende, o prédio foi demolido. Em seu Lugar está a Praça Teotônio Vilela. Felizmente, a célebre Paineira foi preservada, tendo sido recentemente tombada como um patrimônio cultural da cidade.  

Renato Alencar Dotta é Mestre em História pela Universidade de São Paulo (USP) e historiador concursado da Prefeitura de Mauá.


    Foto atual do local onde era a escola:

Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com