O Oratório (Museu Barão de Mauá)


O Oratório (Museu Barão de Mauá)
Por Severino Correia Dia, Professor de História 

Conhecer a Religião no Brasil Colonial Significa, Além dos Aspectos Econômicos, Políticos e Sociais, As Ideias neste Período de Nossa História. A principal religião do Brasil, desde o século XVI, tem sido o catolicismo romano. Ela foi introduzida por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses nas terras do país recém-descoberto. O Brasil é considerado o maior país do mundo em número de católicos nominais, com 64,6% da população brasileira declarando-se católica, de acordo com o Censo do IBGE de 2010. Porém, sua hegemonia deve ser relativizada devido ao grande sincretismo religioso existente no país. O Oratório era ( é ) uma referência Religiosa, no qual se Reuniam Famílias Inteiras Com Um Proposito de Rezar e se Reunir em Suas Novenas. Este Oratório com Inscrições Jesuíticas mostra-nos a Influencia desta ordem Religiosa em Nosso País. Os Primeiros Jesuítas Chegaram No Brasil no Ano 1549 de Tomé de Souza. A inscrição no Alto do Oratório tem I H S no qual o significado em Latim IESUS HOMINIBUS SALVATORE ( Jesus Salvador dos Homens ). É um Trigrama Cristológico no qual era uma Propaganda no Século 14 Pelo Pregador São Bernardino de Sena (* 8/9/1380 + 20/5/1444 ). No oratório encontra-se também os Nomes de Maria e Ioseph ( José).
A imagens não é do Período Colonial. Alguns Visitantes a Confundem com Nossa Senhora da Conceição. Mas o Artista Sidmard Silva que a esculpiu, tem uma ideia Afro. Podendo ser uma divindade do Candomblé como Obá, Primeira Esposa de XANGÔ. Obá, Orixá Africano ou rio Nigre. O Brasil (Mauá ) com seus Colonizadores até Hoje Influencia ideias Religiosas.

Share on Google Plus

Sobre Alex Mauá

Editor Chefe do site: Alex Mauá, O portal Mauá Memória tem como objetivo divulgar os trabalhos culturais de nossa região, além de também divulgar outros aspectos da cultura como a preservação da história local e de costumes regionais, quer divulgar seus trabalhos culturais no site? é só enviar um email para: abcgeek@outlook.com