Os primeiros imigrantes Japoneses em Mauá

Visita de representantes da cidade japonesa de Hasami à cidade irmã Mauá,
final dos anos 80, na foto visita ao Museu Barão de Mauá.
Por William Puntschart

Ao longo da década de 30, inicia-se o processo de enraizamento de japoneses na cidade. Isso de acordo com o álbum de fotos de famílias, publicado em 1978, por ocasião dos 70 anos da imigração para o Brasil, cedido por Kasue Murakami Polizel.

De acordo com essa documentação, Meitoko Shimaburo e a senhora Tsuru formam o primeiro casal a se estabelecer em Mauá, me meados dos anos 30. Nessa época, também chegaram os membros da família de Taijé Kanashiro e o senhor Tamanaha, primeiro japonês a adquirir propriedades na região da estação ferroviária.

No decorrer das décadas seguintes, aqui se fixaram, entre outros, as famílias de Hirose e de Uematsu, em áreas, devido à evolução urbana, dariam origem ao atual Quarto Centenário.
Mais tarde, chegariam os Nakamastu, o senhor Hironda Higaki e o senho Isami Sasaki, cuja família, após permanecer cerca de dez anos em Ribeirão Pires, enraizaria-se em Mauá a partir de 1946.
Desde então, esses imigrantes da terra do sol nascente, seus descendentes nisseis e sanseis, têm contribuído para o desenvolvimento da cidade, exercendo atividades agrícolas, comerciais e industriais.

Concomita mente, difundem seus princípios e valores, tais como a crença segundo a qual a persistência e a disciplina são virtudes a serem praticadas diariamente e a busca cotidiana da harmonia interior e exterior, em especial com a natureza, tesouro universal que devemos preservar.
Com o intuito de manter sua identidade cultural , a colônia japonesa ainda fundou na cidade duas importantes associações. A primeira, em 31 de junho de 1959, intitulada Associação Esportiva Cultural Nippo-brasileira da Pedreira. Não obstante, seus membros participam ativamente da Comissão de Hasami, cidade irmã de Mauá, viabilizando, dessa forma, projetos de Intercâmbio cultural entre os dois municípios.
Share on Google Plus

Sobre Alex Mauá

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com