Carta Moção - 12º Congresso de História do Grande ABC



Carta Moção - 12º Congresso de História do Grande ABC
Publicada na Coluna - Memoria - Diário do Grande ABC - 08/09/2013

CARTA MOÇÃO

Nós, participantes do 12º Congresso de História do ABC, realizado na cidade de Mauá, nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2013, tornamos públicas as seguintes moções:   

1- Desenvolver um circuito turístico-cultural no ABC, que dialoga com a Vila de Paranapiacaba.
2- Implantação de Arquivos Públicos em todas as cidades do ABC, em espaço próprio e adequado com profissionais da área.
3- Fortalecimento das Instituições de Memória do Grande ABC, com ênfase para o Museu de Ribeirão Pires.
4- Reconstrução da Praça 22 de Novembro, de acordo com o projeto original de Burle Marx, o Jardim Japonês e a Concha Acústica, uma das grandes perdas do patrimônio cultural da cidade de Mauá.
5- Aquisição, pelo poder público da casa que pertenceu ao artista Hans Grudzinski, por sua arquitetura diferenciada e pela importância e destaque da obra do artista. Enquanto patrimônio da Região do Grande ABC.
6- Valorização das culturas indígena e negra na Região do ABC.
7- Garantia de retorno e preservação da obra Concreção nº 005 de Luiz Sacilotto, como também a preservação de todas as obras de arte pública do ABC.
8- Instalação de placas informativas afixadas no entorno dos bens materiais tombados ou não, comunicando seu valor e significado.
9- Implantação de placas de trânsito (cor marrom) com a indicação de instituições de memória e patrimônios culturais da região.
10- Instalação de placas com a tradução de nomes indígenas de logradouros da região, valorizando nossas origens indígenas.
11- Que o prédio que hoje abriga o SENAI, seja devolvido à municipalidade, onde volte a funcionar a Biblioteca Cecília Meireles.
12- Revitalização e manutenção  dos bens culturais existentes na região.
13- Reconstrução da memória industrial, sindical e operária do Grande ABC.
14- Resgate e registro  da pluralidade religiosa do Grande ABC.
15- Valorização da história das culturas urbanas do ABC, musical, estética e socialmente.
16- Efetivação do projeto de reforma e posterior tombamento da Casa dos Autonomistas e sua transformação em Casa de Cultura, contemplando as diferentes linguagens culturais.
17- Reafirmar a revitalização do Rio Tamanduateí enquanto bem natural, cultural e de seu caráter civilizatório.


Moção de repúdio às autoridades das cidades que não prestigiaram este evento com suas presenças.


Share on Google Plus

Sobre Alex Mauá

Editor Chefe do site: Alex Mauá, O portal Mauá Memória tem como objetivo divulgar os trabalhos culturais de nossa região, além de também divulgar outros aspectos da cultura como a preservação da história local e de costumes regionais, quer divulgar seus trabalhos culturais no site? é só enviar um email para: abcgeek@outlook.com