Famílias Japonesas da Produção de Cerâmica e Porcelana em Mauá

Porcelana Mizuno em pleno funcionamento (acervo Museu Barão de Mauá)
Marize Tamaoki
Memórias e Histórias dos Imigrantes Japoneses na Cidade de Mauá

Na cidade de Mauá destacaram-se três fábricas de porcelana coordenadas por famílias de origem japonesa: a Porcelana Kojima, a Mizuno e a Fukusawa. As duas primeiras, ainda em pleno funcionamento.

A Porcelana Mizuno foi instalada em 1956, no Jardim Lisboa, onde funciona atualmente. A Família Mizuno veio para o Brasil após a segunda guerra mundial em busca de um local apropriado para dar continuidade à atividade da família no Japão como fabricante de cerâmica e porcelana.

A Porcelana Kojima foi inaugurada em 1960, no Jardim Lisboa onde funciona até hoje, Tem uma produção bastante diversificada, fundamentada por raízes ancestrais e conta com a sapiência de Yasuichi Kojima na conceituação de peças que surpreendem pela beleza e contemporaneidade.

A Porcelana Fukusawa foi fundada em 1964, no Jardim Quarto Centenário. Ao contrário das outras duas fábricas coordenadas por famílias japonesas, a Fukasawa não possuía tradição familiar na produção de porcelana, oficio aprendido no Brasil. Atualmente fechou suas portas, sucumbindo à desleal concorrência chinesa

Publicado originalmente em junho de 2008 
Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com