O Bairro Matriz


Igreja Matriz - Acervo Museu Barão de Mauá

Por Severino Correia Dias
História dos Bairros

O bairro Matriz  faz parte da história de Mauá. Pertencente a família Pedroso, os Pedroso decidiram, enfim lotear. Fizeram bons loteamentos. Estes terrenos mediam entre 400, 500 metros quadrados. Com o desenvolvimento econômico da cidade os Pedroso venderam em média 10 mil lotes no centro de Mauá (segundo Américo Andreozzi, no qual trabalhou com os Pedroso).

 E que poderia até dizer que o conjunto de loteamento dos Pedroso forma o bairro Matriz. O loteamento tinha um responsável naquele Carlos de Campos Povoa marido de Odila, uma das filhas de Maria Pedroso, a dona Mariquinha herdeira de todas as terras em Mauá. Loteamentos surgiram no final dos anos 40 e no inicio dos 50.

Os registros da prefeitura mostram que o Bairro Matriz integra o setor 2. O processo e aprovação são de 1.952. Neste começo da década de 50, Mauá tinha uma média de 10.000 habitantes.
Share on Google Plus

Sobre Alex Mauá

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com