8 de dezembro de 2014 - Mauá 60 anos


WILLIAM  PUNTSCHART

Entre as datas de relevância histórica, discriminadas pelo calendário oficial do município, destaca-se  8 de dezembro,  dedicado ao Dia da Cidade. Assim, comemoramos nesta ocasião o aniversário da cidade, embora a  sua emancipação político-administrativa, tenha ocorrido através de plebiscito realizado em 22 de novembro de 1953, em razão do qual Mauá tornou-se, de fato, independente do atual município de Santo André. Esse ano no dia 8 de dezembro, Mauá completará 60 anos de autonomia municipal. Inclusive no Brasão de Armas do município consta, em sua faixa vermelha, a data de 1/1/1954, indicativa do dia, mês e ano  em que o município passou  a atuar soberanamente.

Na verdade, dedicamos o dia 8 de dezembro ao aniversário da cidade, segundo a perspectiva religiosa-administrativa de homenagear, simultaneamente, o município e a santa padroeira local. Pois, como se sabe, esta data, além de indicar o dia da justiça,  é consagrada também à Nossa Senhora Imaculada Conceição, protetora do município. Por sinal, uma grande imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição pode ser apreciada pelos munícipes no interior da Igreja Matriz de Mauá, no centro do presbitério. Ao seu lado, destaca-se a  inscrição, em latim, “Sicut Lilium”, cujo significado, “Assim como os lírios”, exprime a analogia entre os lírios, que apesar de florescerem no pântano mantêm o branco de suas flores e a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, sem a mácula do pecado original. Por isso, esta imagem, esculpida no mármore, está comprimindo a cabeça de uma serpente com a maçã na boca. 

Historicamente, porém, devemos lembrar que, até 1926, Mauá foi denominada Pilar, principalmente porque o seu primeiro núcleo populacional formou-se em torno da Igreja Nossa Senhora do Pilar, erigida no início do século XVIII, hoje integrante do município de Ribeirão Pires. Todavia, estimulada pela construção da atual estação ferroviária, em 1/4/1883, ocorre importante processo de transferência e crescimento da população  no atual  centro da  cidade, iniciando-se, dessa forma, o desenvolvimento do município  de Mauá.

Share on Google Plus

Sobre Alex Mauá

Editor Chefe do site: Alex Mauá, O portal Mauá Memória tem como objetivo divulgar os trabalhos culturais de nossa região, além de também divulgar outros aspectos da cultura como a preservação da história local e de costumes regionais, quer divulgar seus trabalhos culturais no site? é só enviar um email para: abcgeek@outlook.com