Prefeitos de Mauá: Elio Bernardi

Élio Bernardi. Mauaense nascido em 30 de junho de 1923. Filho de Luiz Bernardi e Zina Battani Bernardi. Começou a trabalhar no escritório do Laboratório Cléo, de propriedade do farmacêutico Antonio Braga; também trabalhou nas cerâmicas João Jorge Figueiredo e Paulista. E na serraria Sortino chegou ao cargo de gerente.

Entre o final da década de 1930 e meados da década de 1940, Élio Bernardi foi jogador profissional de futebol. Iniciou sua carreira no Industrial de Mauá, depois passou pelo primeiro de Maio de Santo André, para posteriormente destacar-se no Clube Atlético Ypiranga da capital.

Começou a carreira política elegendo-se vereador representante de Mauá na Câmara Municipal de Santo André, em 1951. Após a emancipação política de Mauá, Élio Bernardi ingressou no PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), e candidatou-se a vice prefeito na primeira eleição municipal, em 1954, como companheiro de chapa de Ennio Barncalion, ambos elegeram-se como os primeiros chefes do executivo mauaense. Quatro anos depois, em 1958, candidatou-se à prefeitura, tendo em sua chapa Guilherme Primo Vidotto como vice. Élio é bem sucedido novamente, e governa Mauá no período de 1959 a 1963.
Tendo em vista a boa repercussão de sua gestão na cidade, resolveu candidatar-se a deputado estadual em 1962, sendo eleito com uma boa margem de votos. Após o golpe militar de 1964 e a reforma partidária promovida pelo governo federal, ingressou na ARENA (Aliança Renovadora Nacional), pela qual tentou novamente eleger-se prefeito em 1966, desta vez tendo como vice Américo Perrela, saindo-se novamente vitorioso, governando entre 1967 a 1970.

Élio Bernardi ainda tentou voltar ao executivo mais duas vezes, nas eleições de 1972 e de 1976, sempre pela ARENA, porém não obteve sucesso em nenhuma delas. Faleceu em 10 de março de 1999

William Puntschart


Share on Google Plus

Sobre Alex Mauá

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com