Prefeitos de Mauá: Ennio Brancalion

Ennio Brancalion. Campineiro do distrito de Tanquinhos nasceu em 23 de outubro de 1904. Filho de Pedro Brancalion e Santa Dezola Brancalion.
Os Brancalion Chegaram em Mauá em 1915, para trabalhar como canteiros nas pedreiras.Ennio sempre foi engajado nas lutas por melhores condições de vida e trabalho para os funcionários das pedreiras. Fez parte do Sindicato da Cerâmica de Louça, Pó de Pedra, Porcelana de Mauá. Foi filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCB), pelo qual candidatou-se vereador em Santo André  em 1947.
Foi eleito, contudo impedido de assumir devido à cassação das candidaturas de comunistas.
Devido a ilegalidade do PCB, Ennio Brancalion filiou-se ao PTB, e por esse partido elegeu-se como primeiro prefeito da cidade de Mauá em 1954, para o mandato de 1955 a 1959. Antes de concluí-lo rompeu com o PTB, e ingressou no PDC(Partido Democrata Cristão) pelo qual elegeu-se vereador em 1958.
Ennio candidatou-se novamente para prefeito em 1962, sendo derrotado por uma estreita margem de votos. Faleceu em 11 de outubro de 1968.

William Puntschart


Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com