A importância dos Bairros

Acervo Museu Barão de Mauá

A formação das cidades brasileiras teve seu inicio há mais de quinhentos, quando os exploradores portugueses começaram a chegar ao Brasil.

E foi um longo período que se confunde com o desenvolvimento econômico de Mauá, pois os primeiros moradores que povoaram (Caguaçu) Mauá viam a possibilidade de extrair da terra, as riquezas tais como: Eucalipto (Extração para os fornos das fábricas no inicio de século passado), Pedras uma das economias mais antigas de Mauá. Famílias inteiras oriundas de várias regiões do Brasil, e do interior paulista. Este grupo vai forjar os bairros de Mauá, com suas idéias crenças, no qual irão surgir lideranças locais, com propósitos de melhorias para as comunidades. 

 O resgate dos bairros e sua importância na Cidade. Seus líderes, suas crenças, sua cultura. É com estas idéias que os bairros vão se desenvolvendo. A interação entre poder público e sociedade Civil faz com que descobrimos a importância dos bairros. Na formação de uma cidade, eles são de suma importância para a sociedade. É nos bairros que surge os líderes, do executivo do município da Mauá.

Texto de Severino Correia Dias, Professor de História

Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com