Cinema no Museu terá exibição de documentários regionais em Mauá.



Atividade acontece na próxima terça-feira (24), a partir das 19h.

Nesta terça-feira (24), com início marcado para 19h, serão exibidos dois documentários sobre dois bem culturais imateriais tombados da cidade de Mauá. O Museu Barão de Mauá está localizado na Avenida Getúlio Vargas, 276, Vila Guarani. A entrada é gratuita.

A atividade deste mês tem como tema central “Memória e Patrimônio Cultural”, e os documentários dirigidos por Paula Quirino o ilustram com maestria, e são eles “Catira Az de Ouro - Tradição, Dança e Cantoria" e “Samba Lenço - A memória está no corpo".

A Catira é uma dança rural cuja coreografia é acompanhada de sapateadores e batedores de palma. Em Mauá, a introdução da catira é consequência do crescente fluxo migratório, ocorrido ao longo das décadas de 60 e 70. “Catiza Az de Ouro – Tradição, Dança e Cantoria” discorre sobre resistência cultural, mostrando a cultura caipira viva, pulsante, e mantendo sua forte expressão em meio à verdadeira invasão cultural.

Já o Samba Lenço é uma dança representativa da cultura africana. O filme de Quirino conta a história de Diogo, jovem integrante do grupo de tradição popular de Mauá, recebe de sua avó, uma das mestras do grupo, os objetos necessários para tocar o instrumento principal do samba: a zabumba Sete Léguas. Único grupo desse estilo em atuação no Brasil, o Samba Lenço da cidade é importante expressão de resistência cultural no município, tendo sua história ligada à ocupação urbana do Jardim Zaíra, uma das maiores e mais populosas regiões de Mauá.

A Catira é uma dança rural cuja coreografia é acompanhada de sapateadores e batedores de palma.

Foto: Evandro Oliveira

Fonte:
Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Mauá
Av. João Ramalho, 205 - Vila Noêmia - CEP: 09371-520
(11) 4512-7525
maua.sp.gov.br
twitter.com/PrefeituraMaua
facebook.com/prefeitura.maua
Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com