Mauá: Localização Geográfica

localização do município de Mauá na Região Metropolitana de São Paulo e na Região do Grande ABC.

Estado: São Paulo
Região Administrativa: Região Metropolitana São Paulo (RMSP)
Região do Grande ABC Mauá, Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Santo André
Limites Santo André (oeste), São Paulo (norte), Ribeirão Pires (leste e sul) e Ferraz de Vasconcelos (nordeste)
Coordenadas geográficas: Latitude S - 23º 39' 58" / Longitude W - 46º 27' 40"
Mauá na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)
A RMSP, também conhecida como Grande São Paulo, é uma das mais complexas Regiões Administrativas do Estado de São Paulo: reúne 39 municípios com características socioeconômicas e territoriais heterogêneas, totalizando 19.867.456 habitantes (SEADE, 2011), distribuídos numa área de 7.943,8 km² (SEADE, 2011).

O município de Mauá está localizado a sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, na Região do ABC Paulista.

Mauá na Região do Grande ABC
Na sub-região sudeste da RMSP (área em bege no mapa, com Mauá destacado em vermelho) fica a Região do ABC Paulista. Formada pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Mauá, a região contava, em 2010, com 2.551.328 habitantes distribuídos numa área de aproximadamente 841 km².

A importante posição econômica historicamente ocupada pela Região do ABC Paulista, no Estado de São Paulo e no país, resulta do processo de industrialização local iniciado na década de 1950 do século passado. Os parques industriais mecânico/metalúrgico e químico/petroquímico fizeram da região o mais importante polo industrial da América Latina. O desenvolvimento tecnológico, propiciado pela revolução microeletrônica e as transformações nos modelos de produção por ele geradas acarretaram, no início dos anos 90, uma significativa redução da demanda por mão de obra. Assim, um dos grandes desafios postos para o ABC Paulista é fazer crescer, de forma sustentável, o número de empregos e a renda, atualmente e para as gerações futuras.

Iniciativas, como o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, vêm sendo aprimoradas pelas sete cidades, para a busca de alternativas que possibilitem o desenvolvimento econômico e social sustentáveis.

Fonte: Prefeitura Municipal de Mauá
Setor de Geoprocessamento - SPU/PMM
Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com