Comparativo Museu Barão de Mauá 1971/2014


O casarão a respeito do qual se fazem muitas conjecturas está situado na Avenida Dr. Getulio Vargas, esquina com a Rua Almirante Tamandaré, que está locado atualmente para três famílias humildes e apesar de conservar alguns aspectos característicos das construções do século XIX, já sofreu várias reformas estando constantemente ameaçado de ser lançado ao solo, para muitos como Osíris de Paula, ele deveria passar para o patrimônio histórico da cidade, conservado e exposto como a casa do Barão e Visconde de Mauá. (Revista Expressão, 1971, Matéria de aniversário da cidade)


O Museu Barão de Mauá é atualmente o principal responsável pela manutenção da Memória e pela pesquisa histórica no município de Mauá.
Inaugurado em 06/11/1982 pelo prefeito Dorival Rezende, o museu foi assim nomeado em homenagem ao patrono da cidade que, segundo se supunha, teria morado na casa. Tal fato, porém, nunca foi comprovado.

O Museu possui um acervo de cerca de 10 mil itens que inclui objetos diversos, fotografias, livros e periódicos, referentes sobretudo à História de Mauá e do ABC Paulista. Em suas instalações realizam-se exposições periódicas referentes aos mais diversos temas, embora com ênfase na trajetória social e cultural do município

Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com