Conheça a História de Mauá

Acervo Museu Barão de Mauá
Texto: Renato Alencar Dotta

No território que hoje corresponde à cidade de Mauá, passavam alguns caminhos que eram parte de uma antiga malha de estradas usadas pelos indígenas através de séculos, ainda antes da chegada dos europeus. O desenvolvimento urbano começa, porém, com a inauguração da estação de trem do Pilar, no final do século XIX. Com o crescimento econômico e populacional, a sociedade local reivindica e consegue a autonomia de Mauá, que pertencia ao município de Santo André, até 1954.

O Centro de Referência da Memória e da História de Mauá está localizado no Museu Barão de Mauá, a construção mais antiga da cidade e o seu marco histórico mais importante. O Museu possui cerca de dez mil itens relativos à História de Mauá e da região do ABC Paulista, bem como sobre o patrono da cidade, o Barão e Visconde de Mauá.
O Centro de Referência possui um grande acervo de fotos antigas da cidade, uma biblioteca e importantes documentos que contam a trajetória dessa que já foi a capital brasileira da porcelana, e hoje tem um dos pólos industriais mais importantes do Estado de São Paulo.

Você sabia que:
- Mauá já foi considerada a capital brasileira da porcelana?
- Quase um quarto da renda de Mauá provém das indústrias de plástico localizadas no município?
- A principal praça da cidade, a Praça 22 de Novembro, tem esse nome em homenagem à data do plebiscito em que, não apenas Mauá, mas também Ribeirão Pires, se emanciparam, realizado em 1953?
- A Avenida Capitão João tem esse nome em homenagem a um grande proprietário de terras de Mauá, o capitão João José Barbosa Ortiz, e que foi Juiz de Paz em São Bernardo no século XIX?
- Enio Brancalion, o primeiro prefeito de Mauá, foi um operário que trabalhava numa das muitas pedreiras que a cidade possuía?

Centro de Referência da Memória e da História de Mauá
Museu Barão de Mauá
Avenida Dr. Getúlio Vargas, 276 – Vila Guarani – Mauá – SP
4519-4011 e 4519-6456

Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com