Os 18 anos de Mauá - 1972 - Parte II



Os 18 anos de Mauá foi um texto produzido em 1972 pelo repórter Osíris de Paula Soares para a revista Expressão em comemoração ao aniversário de 18 anos do município.

Aspectos Culturais

Mauá está com 105 mil habitantes, diariamente chegam de todas as partes do Brasil novas famílias, a fim de encontrarem a possibilidade de moradia e emprego na Capital ou no A.B.C.
O atual Prefeito Municipal,. Viu a necessidade de aumentar a já grande quantidade de escolas e cursos superiores. A situação escola municipal é a seguinte: Em construção_
Centro Educacional jardim Nóbrega, abrangendo desde o Pré-Primário até o Colegial; Colégio Técnico Industrial. Grupo Escolar Vila Carlina; G.E. Vila Santa Cecília.
Há ainda as seguintes escolas: 3 escolas de datilografia com 228 alunos, 1 Conservatório Musical ,  1 Escola de Desenho, 7 cursos noturnos e supletivos com 260 alunos, 3 escolas de Corte e Costura, uma Escola de Enfermagem com mais 150 alunas, 4 Associações Culturais Esportivas e uma Biblioteca Municipal.

Diversões

A Praça 22 de Novembro é a principal praça pública e o local de descanso para quem procura sossego e harmonia, também é o local escolhido por senhoras e mocinhas que passeiam com suas crianças entre as bens distribuídas árvores, que oferecem sombras.

O ponto de atração mais importante deste logradouro é sem dúvida a Concha Acústica, onde se realizam constantemente, apresentações artísticas com astros de rádio e televisão da Capital. Ao centro deste pavilhão, há o Brasão do Município, em ladrilhos  com as cores de Mauá e uma placa de bronze,oferecida ao povo de Mauá e ao comércio local. A Fonte luminosa possui fios arquitetônicos das mais modernas. À noite o espetáculo é grandioso e maravilhoso, com as danças das águas coloridas e musicais.

Em 1962, a Colônia Japonesa, ofereceu ao Município uma miniatura do jardim Japonês, e construiu em pequena parte da praça um autêntico e lindo jardim nipônico, com plantas originais daquele país do Sol Nascente.

Os clubes mauaenses possuem centenas de sócios e realizam saraus dançantes e festas semanais. Entre os principais, há o Independente F.C e o A.A. Industrial, ambos no centro da cidade.

Cine Symaflor.

Há um ano, Mauá foi enriquecida comum moderno e confortável cinema, o luxuoso Cine Symaflor, utilizando os mais modernos equipamentos, com som estereofônicos transistorizados  e telas panorâmica e poltrona estofada reclinável. O Pullman possui uma grande e luxuosa sala de espera. A lotação deste cinema é de 1526 espectadores.
Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com