Caminhando por Mauá em 1992 - Parte I

Vista do SESI do Jardim Zaíra em 1991

Alex do Mauá Memória

Como o Colunista Orlando se propôs a caminhar por Mauá em 1965, eu como sou mais novo me proponho a fazer a caminhada em 1992, que foi uma ano muito bacana em minha vida , vamos lá pessoal, saindo do Jardim Zaíra, mudou muita coisa, outras continuam da mesma forma.

Andando pela Presidente Castelo Branco, ali na frente do SESI tinha uma senhora que vendia cachorros quentes fresquinhos e deliciosos na frente de sua casa, haviam duas belas casas na frente do SESI que agora são uma auto escola, dali até a esquina sentido centro, eram casas muito bonitas com espaçosos jardins à frente, hoje são comércios na sua grande maioria, na esquina ficava a Padaria Batalha com pães fresquinhos todo dia e ao lado dessa padaria existia uma banca de jornal onde eu ia toda semana comprar gibis da Disney e Turma da Mônica.

Atravessando a rua sentido Centro na sua esquerda, você observa um campo vazio com algumas crianças soltando pipa, esse campo era o local onde se situava a Cerâmica Paulista (atual COOP) e em 1992 é apenas mais um terreno baldio na cidade de Mauá, esse local sediou um rodeio alguns anos atrás.
Seguindo para o centro de Mauá, estamos na esquina do CESSI areia e pedra notem que a aquele trecho inicial da Avenida Rosa Fioravanti era na verdade uma rua sem saída e foi durante muito tempo , uma pequena rua sem saída de terra com algumas casinhas e uma extensão do Cerâmica que ficava ali.

Mais a frente seguindo em direção ao centro a direita temos uma casa Lotérica que ficou anos ali na entrada do Jardim Zaíra e ao seu lado um pequeno Barzinho visualmente bem antigo que segundo alguns moradores existiu ali a cerca de 20 ou 30 anos, o bar foi demolido e hoje ali se encontra uma loja de auto peças e a casa lotérica se transferiu para a COOP.

Indo pela mesma calçada nota-se um muro gigantesco e indo um pouco mais a frente uma entrada onde lê-se: “Associação Atlética Industrial, Campo de Futebol e Praça de Esportes "Cerâmica" ainda em funcionamento no ano de 1992, consigo da calçada observar muitas pessoas indo jogar lá e um pequeno carrinho de doces na rua em frente ao portão deste campo.

Mais a frente a saudosa loja “Moveis Ponta da Praça” e ao seu lado um pequeno muro muito baixo e meio amarelado com uma pequena construção a frente, um pequeno comércio, uma lojinha de conserto de Guarda Chuvas, mais a frente podemos ver o Mercado Carioca, que tinha duas entradas uma pela Barão de Mauá e Outra pela rua, mais a frente um grande portão de ferro (que provavelmente foi uma industria) e andando um pouco mais o Ciclo Edson sempre lotado, bem em frente a Banca de Jornal da Praça da Bíblia, logo a frente a tradicional Padaria Pauliceia, essa caminhada continua na próxima postagem, lembrou de alguma coisa de 1992? Deixe aqui nos comentários que incluiremos no texto, até mais pessoal!


Share on Google Plus

Sobre Alex Mauá

Editor Chefe do site: Alex Mauá, O portal Mauá Memória tem como objetivo divulgar os trabalhos culturais de nossa região, além de também divulgar outros aspectos da cultura como a preservação da história local e de costumes regionais, quer divulgar seus trabalhos culturais no site? é só enviar um email para: abcgeek@outlook.com