Mauá atual é toda Progresso! A cidade nos anos 60


Economia 
Existem cerca de 800 estabelecimentos comerciais e similares, 42 estabelecimentos industriais categorizados, 8 estabelecimentos bancários, 2 alqueires de pequena agricultura.
Mauá classifica-se entre os dez primeiros do estado em produção industrial, que no ano de 1965 atingiu a cifra de NCr$ 150.695.835,00 o que mostra bem o desenvolvimento industrial que se processa em Mauá.
O município é servido por iluminação publica, iluminação domiciliar e energia industrial fornecida pela São Paulo Light S.A.

Transportes e Comunicações
O transporte mais antigo da cidade é sem dúvida o transporte ferroviário da Estrada de ferro Santos Jundiaí, agora pertencente a Rede Ferroviária Federal S.A, que serve Mauá diariamente para Santo André e Capital com 364 trens, 13 para Ribeirão Pires, 11 para Paranapiacaba e 5 trens para Santos.
No setor rodoviário conta com a Auto Viação Ribeirão Pires, Empresa Auto Ônibus Santo André, transportes coletivos Santa Maria e transporte Intermunicipal. Para a Capital diariamente partem 63 coletivos,  para Santo André 70, para Ribeirão Pires 22, para Mogi da Cruzes, Santos e São Vicente 4 e funcionam dentro do Município 3 empresas.
Mauá possui uma Central Telefônica da Borda do Campo, com 707 aparelhos particulares, 31 aparelhos públicos. O telegrafo funciona na Estrada de Ferro Santos à Jundiaí. 
Existem ainda 3 pontos de táxis e 1 ponto de caminhão de aluguel.

Condição Social
Dentre os melhoramentos urbanos destaca-se: Calçamento das ruas centrais e principais artérias suburbanas, 13 mil prédios construídos, uma praça Central toda urbanizada, arborização de várias avenidas, ruas e praças, estudos  e em execução, existem 2 cemitérios.

Saúde
No setor da saúde, Mauá é servido por 1 Centro de Saúde, 2 postos de puericultura, 1 Posto do Sandu, 1 serviço Obstétrico Domiciliar, 3 Hospitais, 4 Pronto Socorro e 5 Entidades Assistenciais.

Educação
Quanto ao ensino, Mauá conta com 247 alunos no pré primário, no primário 25 estabelecimentos de ensino totalizando 14 mil alunos, admissão ao Ginásio 160 alunos.
Estabelecimentos de ensino Médio 2, com ginásio, Clássico e Cientifico com cerca de 2.595 alunos, 3 escolas de datilografia com 228 alunos, 1 conservatório Musical, 3 escolas do Sesi com 425 alunos, 1 escola de desenho, 7 cursos noturnos e supletivos com 260 alunos, 3 escolas de corte e costura.
Existe 1 Grêmio Cultural Monteiro Lobato, 4 Associações Cultural e Esportiva.

Profissionais
Dentre as diversas profissões dos moradores em Mauá, existem profissionais liberais na seguinte proporção: Médicos 4, Enfermeiros 10, Assistentes Sociais 6, Dentistas 10, Advogados 4, Engenheiros registrados na Prefeitura 88, residentes em Mauá 3.

Templos religiosos
Diversos Cultos Religiosos se desenvolvem no seio da população de Mauá, existindo os seguintes templos religiosos: Católicos Apostólicos Romano 5, Presbítero 1, Templos diversos 12.
O município conta ainda com 6 Sociedades Amigos de Bairros, 1 Serviço de Alto Falantes e 4 Cooperativas de Consumo.

Principais Produtos
Como produtos industriais em Mauá existem os seguintes produtos: Petróleo e derivados, Porcelana Fina, Lâmpadas Gás engarrafados, ligas de ferro,louça comum, isoladores de Porcelana, Laminação de metais, óxidos e pigmentos industriais, extrativa mineral, produtos químicos e outros.
Os produtos agrícolas fomentados principalmente por elementos em sua maioria da Colônia Japonesa, abastece os centros próximos especialmente a Capital do Estado e a cidade de Santos,com produtos leguminosas, hortaliças, aves, ovos e outros.
(Revista Histórica dos Municípios, dezembro de 1968)
Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com