Fábrica de Louças Mauá 1937 (Fábrica Grande) atual SESI Jardim Zaíra

Entre as mais tradicionais organizações comerciais do Estado de São Paulo, figura com merecido destaque a antiga firma João Jorge Figueiredo S/A, legitimo padrão de honestidade e de correção e prova evidente do sucesso que coroa, invariavelmente, em nossa Pátria, o esforço daqueles que trabalham sob normas puras do respeito às leis e do acatamento ás instituições.


Dando expansão aos negócios a firma adicionou ao núcleo de estabelecimentos que possui, em 1926 , a Fábrica de Louças “Mauá” (Luso), localizada na estação de Mauá (S.P.R) e aparelhada para dar cabal desempenho a qualquer trabalho concernente ao ramo.
Em imenso terreno de propriedade dos srs. João Jorge Figueiredo S/A., estão os edifícios industriais, que cobrem a área de 4.000 metros quadrados.

O interior da fabrica em que se desenvolvem proveitosa atividade, cerca de 80 operários, apresenta magnífica visão, todo dividido em seções para a execução das várias operações a que são submetidos  os produtos antes de completamente confeccionados.
Entre os artigos manufaturados pela Fábrica de Louças “Mauá” (Luso) figuram produtos de pó de pedra em todos os tipos notadamente objetos para uso domestico, a outrossim perfeita fabricação de material refratário em geral.
Dispondo de pessoal habilitado, tem a fabrica como principal garantia de seu êxito a incontestável idoneidade do diretor técnico, sr. Emilio Pichet, portador de larga experiência no complicado ramo industrial.
Os mecanismos, dos mais modernos são acionados por meio de 15 motores elétricos, com a força global de 100 HP.
Trabalhando sem cessar, a a fabrica não vence as encomendas, sendo de notar que toda produção é distribuída pelos próprios viajantes da firma proprietária, para cujos depósitos seguem as mercadorias em caminhos e veículos a tração anima, pertencentes ao estabelecimento.  
Na direção geral da Fabrica está o distinto cavalheiro sr. Genor Freire de Moraes, que a grande competência profissional, alia os mais peregrinos dotes de caráter, sendo estimadíssimos de todas que tem a ventura de conhece-lo.
(álbum de São Bernardo, 1937 - João Netto Caldeira)

Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com