Os primeiros Prefeito e Vice Prefeito de Mauá


No dia 22 de novembro de 1953, em um plebiscito o Distrito de Mauá afirmou o desejo de se tornar Município. Em 30 de Dezembro de 1953, a Assembléia Estadual decretava a Lei 2456, tornando realidade o desejo dos mauaenses, elevando, a partir de 1º de janeiro de 1954, Mauá a município autônomo.

No mesmo ano, a de outubro, o Povo de Mauá elegia, pela primeira vez, os Poderes Municipais. Foram sufragados nas urnas os nomes dos Srs. Ennio Brancalion e Élio Bernardi para Prefeito e Vice Prefeito respectivamente, tendo sido eleita também a primeira Câmara Municipal. Em 1º de janeiro de 1955, em memorável solenidade, foi instalada oficialmente a Municipalidade, passando Mauá a ser dirigido pelos homens escolhidos pelo seu próprio povo.

O Sr, Ennio Brancalion, nasceu em 1904, em Tanquinhos, perto de Campinas, Veio para Pilar (nome antigo do lugar) em 1915, residindo portanto, desde aquele ano no município, Homem dotado de singular força de vontade, a custa dos seus esforços conseguiu simultaneamente com o trabalho instruir-se, graças a sua honestidade, caráter e conduta dignificantes, angariou grande legião de amigos entre todas as classes da população, amizade a qual foi eleito prefeito Municipal.

O vice Prefeito, Sr. Élio Bernardi, é natural de Mauá, pessoa que goza de grande estima entre os seus concidadãos, já fora antes eleito vereador, representando o distrito de Mauá na Câmara Muncipal de Santo André. O seu trabalho e as suas qualidades não foram esquecidos pelo povo. É o Sr. Élio Bernardi, entre todos os candidatos que já concorreram a eleições em Mauá, aquele que recebeu o maior número de votos.
Anuário de Mauá, 1956

Um oferecimento:



Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com