Capuava, 1974 - Grupo Industrial Iluminação da S.A Philips do Brasil



Grupo Industrial Iluminação da S.A Philips do Brasil

A S/A Philips do Brasil adquiriu em 1954 um terreno de 101,621 m2 à avenida Comendador Wolthers em Capuava, iniciando ai a construção de sua fábrica de lâmpadas, inaugurada em 1955. É a mais moderna fabrica de lâmpadas da América Latina, produzindo para suprir o mercado interno e para exportação.

Medindo hoje 36.395m2 de área construída, dá emprego a 1.500 funcionários. Sua linha atual de produção incluiu bulbos e tubos de vidro, lâmpadas incandescentes, fluorescentes, para automóveis, miniatura, reatores (RTL e RVM), bases para lâmpadas, luminárias (industriais, comerciais, residenciais e para iluminação publica) e fieiras de diamante.

A Philips Capuava produziu em 1973 40 milhões de lâmpadas incandescentes, 4,5 milhões de fluorescentes, 20,5 milhões de lâmpadas para automóveis e 3,6 milhões de lâmpadas miniaturas.

A fábrica de lâmpadas, que mantém quatro laboratórios, químico de qualidade, de aplicação e de medição de luminárias, continuamente amplia suas instalações e diversifica sua linha de produção. A cronologia da Philips Capuava mostra esta evolução: 1955, inicio da produção de vidro; 1956, fabricação de lâmpadas miniatura; 1957, produção de lâmpadas fluorescentes; 1960, produção para bases de lâmpadas e , 1969, produção de luminárias. 
Fonte: Mauá, Grandes Municípios Brasileiros, 1974 
Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com