Biblioteca Publica de Mauá completa cinco anos (1977)


No próximo dia 25, a Biblioteca Publica de Mauá comemora o seu quinto aniversario de fundação. Em comemoração, haverá a apresentação de Teatro de Marionetes, para crianças e uma conferencia sobre os aspectos globais do município de Mauá, e sobre a vida política de Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá.

O teatro de marionetes de Ana Maria do Amaral tem o nome de “Fantoches e Fantolixos” pois os bonecos são feitos de sucata. O programa tem o patrocínio da Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Conselho Estadual de Teatro. Haverá duas apresentações, às 15h e às 16h30 no anfiteatro da Biblioteca.

Às 20h haverá a conferencia proferida por Euzébio da Rocha, ex-deputado, que abordará os aspectos econômicos e sociais do município, e focalizará a vida de nosso patrono, o Visconde de Mauá, principalmente em seus aspectos menos conhecidos, os da política.

A Biblioteca de Mauá continua a sua campanha para novos sócios da parte circulante, com direito a levar livros de ficção, ensaio ou poesia para casa. Basta comparecer à Biblioteca, apresentando duas fotos 2x2, Carteira Profissional, Carteira de Identidade, Título de Eleitor e uma conta de água e luz. A inscrição é totalmente gratuita e os menores de idade devem levar os documentos dos pais.

Quem é Euzébio da Rocha
O Dr. Euzébio da Rocha, que virá fazer a conferencia, já é conhecido em Mauá, pois foi trazido para cá em diversas vezes ocasiões pelo prefeito Dorival Rezende, para a Conferencia de Saúde, e para visita à Sociedade de Bairros. Ex-deputado, foi um político atuante e nacionalista, sempre voltado à defesa das riquezas do Brasil. É  inclusive citado pela Enciclopédia Delta Larousse, volume 3, página 5888: “Euzébio Martins da Rocha Filho, político brasileiro (São Paulo SP 1917), formado pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, e pela Faculdade Nacional de Filosofia.
Em 1945, elegeu-se deputado federal por São Paulo, participando da Constituinte de 1946, reelegendo-se em 1950, Autor de várias obras sobre a soberania nacional e as riquezas do nosso solo”

A Voz de Ribeirão Pires n° 355, 24 a 30 de Março de 1977 


Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com