História da Porcelana Schmidt de 1933 a 1981


A porcelana fina foi introduzida no Brasil por Fritz Schmidt que em 1933 retornava da Alemanha onde fizera um curso de engenharia cerâmica. Funda inicialmente a Porcelana Mauá, em Mauá (SP), que não existe mais. Em 1943 é fundada, com um grupo de empreendedores, a Porcelana Real S/A., Também em Mauá, sendo que um desses empreendedores era justamente Fritz Schmidt.
Por outro lado, os irmãos de Fritz Schmidt em 1945 fundam a Porcelana Schmidt em Pomerode, Santa Catarina. Em 1948, em função da desmotivação dos empresários que fundaram a Porcelana Real S/A. os irmãos Schmidt, adquirem o seu controle, ficando a Real e a Schmidt sob direção de Arthur Schimidt, que até 1981 era o presidente da empresa.

Em 1956 as Porcelanas, Schmidt e Real, assumem o controle da então Cerâmica Brasileira, que era uma fabrica de louças existente em Campo Largo (PR), transformando-a em fabrica de porcelana e denominando-a Porcelana Steatita.
As três fábricas, embora pertencessem aos mesmos donos, eram autônomas, sendo que cada uma tinha sua administração separada.

Somente em 1973, teve a fusão das três fabricas, passando a denominar-se Porcelana Schmidt S.A., detentora das marcas Real, Schmidt e Steatita.
Nesse ano de 1973, teve inicio a construção do maior forno de porcelana do mundo (134 m de comprimento), que fica na Steatita, e que só foi construído em 1976.
Hoje a Porcelana Schimidt S.A, é a maior fabricante de porcelanas da América Latina e o quarto produtor mundial do produto. Detém aproximadamente 80% do mercado brasileiro de porcelana fina e atualmente exporta aos cinco continentes sobressaindo-se: E.U.A, Argentina, Noruega, Dinamarca, Austrália e Nigéria.

Temos além da porcelana fina que já é do conhecimento de todos,  a linha de artigos de presente normalmente peças de adorno na maioria exportadas; a linha de calorama, que é a porcelana refrataria, que vai ao forno e a mesa e a linha hoteleira, que é a porcelana de borda dupla ou simplesmente porcelana grossa, que vendemos para os melhores hotéis, já fornecemos à Marinha Americana e é considerada uma das melhores em todo o mundo.
Em 1981 grupo possuía aproximadamente 3.000 empregados, 1.000 em cada fábrica, sendo que, em Pomedore e em Campo Largo, é responsável por grande parte do emprego da cidade.
Revista da ACIAM, Ano 1 – N°01 – Outubro/Novembro/Dezembro 1981

Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com