Quem foi o Doutor Radamés Nardini

Dr. Radamés Nardini (esq) com Dr Oity Campos operando
no Hospital Santo André em 1956

Gostaria de agradecer aqui a Antonio Carlos Nardini que atendeu prontamente nosso pedido de uma pequena biografia sobre a vida de seu ilustre pai o Doutor Radamés Nardini, que fez muito pela cidade de Mauá e até hoje é lembrando em nossa cidade, abaixo uma pequena mas bem detalhada biografia desse grande médico.

Homenagem feita pelo colega Dr. Leo Kahn em homenagem aos 30 anos de seu falecimento em 2013 !

Radamés Nardini nasceu em Jaú, São Paulo em 02 de setembro de 1916, Ingressou na Federal de Medicina de Curitiba e formou-se médico clinico e cirurgião em 1943. 
Presidiu o diretório acadêmico "Nilo Cairo" e também dirigente da UEE/UNE, colou grau em separado de sua turma por permanecer 6 meses refugiado do Governo Getúlio Vargas, Formado, veio para São Paulo capital, deu início a sua vida profissional na Railway Company - empresa ferroviária, que o levou a conhecer a região do ABC.

 Em 1944, estabeleceu-se com consultório em Santo André e também como médico da Prefeitura Municipal. Em 1947 como Diretor do Departamento Médico de Santo André (São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires) publicou o primeiro relatório de serviços médicos e hospitalares., Com consultório também em Mauá atendia aos funcionários das indústrias de porcelanas e também a população menos favorecida, prestava atendimento de forma generosa, com gratuidade, inclusive fornecendo medicamentos.

Dr. Radamés Nardini (segundo direita para esquerda) homenagem de Santo André
 aos homens que governaram a Cidade com o Prefeito Fioravanti Zampol .

Na década de 60 construiu o Hospital e Maternidade Mauá, juntamente com os médicos Avrum Indec e Jeferson Gonzaga, passou a ser chefe dos serviços médicos e de saúde da Indústria Philips do Brasil em Capuava, em 1964 foi diplomado com título de Especialista em Medicina Preventiva pela Associação Medica Brasileira.
 Em Santo André como diretor de saúde trouxe o SAMDU, criou o Departamento de Assistência Médica e Social, construiu o PS do Hospital Municipal de Santo André e o Pronto Atendimento do Parque das Nações, articulou a criação da Faculdade de Medicina do ABC.
 Fato interessante foi, em 1953, o prefeito Fioravante Zampol o designou a ocupar a Educação e Cultura de Santo André, durante o impedimento de Dona Nair Veiga Lacerda, concluiu com a família Murray (proprietários da Railway) a expropriação do Sitio Tangará para implantação da Fundação Santo André.

 Em Mauá, a pedido do Prefeito Amauri Fioravante, Dr. Nardini trouxe indústrias para fortalecer o pólo Petroquímico de Capuava, tais como a Carbono Capuava, Tetrâmero e outras.
 Na data de 6 de novembro de 1976, deu início à construção do Hospital de Clinicas Dr. Radamés Nardini, identificou a necessidade de acesso da população e pleiteou junto ao Ministro dos Transportes Mario Andreasa, a estação de Guapituba e ao Governo do Estado de SP o Viaduto da Saudade e mais postos de saúde. 

E meados dos anos 70, junto com o eng. Antonio Pezzolo, constituiu a comissão intermunicipal de controle da poluição das águas e do ar, precursora da atual CETESB, Dr. Radamés fazia correção e prevenção da poluição do ar especialmente na eliminação de focos em ambientes internos, ligados à higiene do trabalho. 

Notoriamente um empreendedor e médico com tamanha disposição e habilidade para desenvolver tais funções e diretrizes que até hoje são vistas como exemplo.  
O professor Antonio Carlos Nardini, seu único filho, lembra em conversa que teve em 2002 com o sindicalista Adonis Bernardes, que seu pai fazia doações aos exilados pela ditadura militar de 64, com discrição e anonimato. 

Casado com Matilde Bertolli Nardini faleceu em 23 de maio de 1983, sem ver sua obra inaugurada.  
Por que Hospital de Clinicas Doutor Radamés Nardini : Lei Estadual proposta e aprovada pela Assembleia Legislativa de SP e Omologada pelo então Governador Orestes Quércia . 

Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com