Maior liga de futebol do estado de São Paulo faz festa pela paz entre as torcidas

 Foto: Evandro Oliveira/ PM

A Liga Mauaense de Futebol Amador, a maior do estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil, realizará, em parceria com a Prefeitura de Mauá, a 1º Festa das Torcidas Organizadas da cidade. Com mais de 320 times filiados, 900 partidas por ano, cerca de 7400 pessoas entre jogadores e equipe técnica e um público de aproximadamente 50 mil por ano acompanhando os jogos, a Festa das Torcidas promete ser um evento para ficar na história do futebol de várzea.

 A festa é gratuita e acontece entre os dias 28 e 29 de março, das 18h às 23h, no Estacionamento do Paço Municipal. O evento, inédito, antecede a abertura oficial do campeonato da Liga Mauaense 2015, marcado para ter início no dia 05 de abril. O objetivo dessa festa é realizar uma grande confraternização e promover a cultura de paz entre os times e as torcidas, envolvendo também as comunidades e as famílias. 


A proposta do presidente da Liga, o Tchaca, é fortalecer a ideia de que a rivalidade deve estar presente somente nos gramados. “A nossa intenção é promover a harmonia e a paz entre os times e as torcidas. A rivalidade, que não deixa de ser importante para o futebol, continuará existindo apenas dentro de campo”, disse. 
Haverá ainda diversas atrações musicais, para todos os gostos. No sábado, dia 28, estão previstas as apresentações de MC Cauan e Vigilantes MC's, Os Energéticos, Rap Di Fallange Frontal e Grupo É D+. Já no domingo, dia 29, é a vez das escolas de samba Nova Era e Dragões do Nova Mauá animarem o público. Já os Compositores Independentes do Samba intercalam as atrações. A estrutura do evento contará ainda com barracas de alimentação e bebida. 
Batendo recordes – Os cerca de cinco mil torcedores que acompanharam a final da Copa Amizade, realizada no último domingo (21), no Campo do Juá, em Mauá, já deram um termômetro do que será a Festa das Torcidas deste fim de semana. Após uma cobrança histórica de 58 pênaltis entre o mauaense Dínamo F.C e o Vila Junqueira, de Santo André, as torcidas deram uma verdadeira demonstração de respeito e paixão ao futebol. Apoiaram seus times e cada uma seguiu seu caminho. Uma festejou, a outra guardou a bandeira e foi para casa. Nenhum incidente foi registrado. 
Estrutura e apoio – A Prefeitura de Mauá tem apoiado continuamente o futebol de várzea da cidade. Atualmente dois campos encontram-se em reforma e outros cinco já foram revitalizados. Recentemente, também, a Prefeitura em parceria com a Liga Mauaense diplomou 24 árbitros para atuarem nos jogos da cidade. Outra conquista importante foi a presença de uma ambulância em todos os jogos promovidos pela Liga, garantindo a integridade dos jogadores. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mauá também investe em escolinhas de futebol, que dão às crianças e jovens novas oportunidades e ainda contribui na revelação de talentos. E até o final deste ano está prevista a entrega do primeiro campo distrital com grama sintética de Mauá, o que valorizará ainda mais o futebol da cidade.  

O Futebol Mauaense em números

Cerca de 320 times
7400 pessoas envolvidas diretamente entre jogadores e equipe técnica
50 mil pessoas acompanhando os jogos em média, ao longo do ano
800 partidas em 2014
900 partidas em 2015 (previsão)
Curso de arbitragem – 24 árbitros formados em 2014, em parceria com a Liga
Escolinha de Futebol – 417 alunos atendidos em seis campos da cidade
Reforma dos Campos – 2 campos em reforma (São João e Itapeva – entrega prevista para março); mais cinco campos entregues revitalizados (Campo Distrital José Pires de Arruda (Atlético Mineiro-Vila Assis), o Campo do União (no Parque São Vicente), o Campo do Jardim Anchieta, o Campo do América (no Jardim Kennedy) e o Campo do Flor do Morro (no Parque Boa Esperança)
1º Campo Distrital com grama sintética na Vila Mercedes
Ambulância nos jogos – Cooperação técnica com a Liga, fornece uma ambulância para cada jogo 
Um pouco da história do futebol de várzea em Mauá 
Mauá completou no ano passado 60 anos de emancipação político-administrativa. Mas antes, ainda quando era um distrito de Santo André chamado Pilar, a bola já rolava nos antigos campos.  O Pilar Futebol Clube foi o 1º time de futebol da cidade, fundado em 1919. O time jogava num campo localizado próximo a atual Praça 22 de novembro, que leva esse nome em homenagem à data do plebiscito emancipatório ocorrido em 22/11/1953.

Em 1938, o Pilar FC mudou de nome e passou a chamar Associação Esportiva Mauá, ainda em atividade associativa. Em 1921 surge o grande A.A. Industrial e em 1945 aparece outro grande clube, o Independente FC. Ambos protagonizaram partidas clássicas ainda presentes nos imaginários dos ex-atletas e torcida destas equipes. Antes, a grande rivalidade do período pré-emancipação era entre o Pilar FC e o Industrial. Outras agremiações foram surgindo com o desenvolvimento da cidade e a criação da Liga propiciou organização nas disputas e incentivou na formação de mais times.
O Industrial foi tricampeão da Liga de Santo André nos anos de 1955, 1956 e 1957, ainda quando disputava os campeonatos daquela cidade. Depois foi campeão em Mauá em 1958, ano de fundação da Liga Mauaense de Futebol, da qual o Industrial foi um dos seus fundadores.
Surge a Liga Mauaense de Futebol

Em pesquisas levantadas recentemente, contatou-se a existência de duas datas distintas para considerar sobre a fundação Liga Mauaense de Futebol. A data de 9 de maio de 1960 é citada nos documentos oficiais da Liga atual, nos sítios eletrônicos da Federação Paulista de Futebol e nas obras recentes sobre a história da cidade, como o livro “Corpos em Movimento: as práticas esportivas e de lazer em Mauá 1954-2004”, do professor Willian Puntschart. O mesmo ocorre na relação dos campeões do período 1958 a 2013.

Outra data é citada pelo historiador e jornalista Ademir Médici no livro “Industrial de Mauá e os campeonatos de futebol do Grande ABC”, de 1997, onde o surgimento da Liga Mauaense de Futebol é datado de 09 de fevereiro de 1958. O estudo cita o nome de Álido Negrini como o primeiro presidente da Liga e a realização do campeonato com inicio em setembro deste ano. O Industrial sagrou-se campeão.  Mas a incerteza das datas não esconde a importância do futebol para a formação da identidade histórica do povo com a cidade e a Liga Mauaense de Futebol continua exercendo sua função de catalizadora e organizadora desse processo.
fonte: blog do historiador Daniel Alcarria (http://danielalcarria.blogspot.com.br/)

Serviço:
1ª Festa das Torcidas Organizadas de Mauá
28 e 29 de Março, das 18h às 23h
Estacionamento do Paço Municipal
Endereço: Avenida João Ramalho, 205, Vila Noêmia
Entrada Gratuita
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
25/03/2015 13:14
Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com