10 Curiosidades históricas e 1 mistério sobre Mauá:

Acervo Museu Barão de Mauá
O grande progresso da cidade de Mauá, deve-se à descoberta na região de minas de Caolim e argila, que trouxeram para Mauá as grandes indústrias de Porcelana

Não só a cerâmica artística de Mauá alcançou grande mercado. Também mas peças de porcelana empregadas nas industrias são consideradas umas das melhores do mundo. Os grandes isoladores de porcelana para eletricidade, empregados pelas empresas elétricas do país sempre foram fornecidas pelas industrias de Mauá.

Em 19 de fevereiro de 1944, Carvalho Sobrinho, prefeito de Santo André na ocasião, foi quem inaugurou o primeiro telefone publico de Mauá.

Entre os primeiros motoristas de táxi figuram os srs. Felício Sansalone e Francisco Lopes, os quais quando dirigiam seus veículos pelas ruas da cidade, que nem calçamento ainda possuíam.

A agencia postal de Mauá funciona desde 1930, era na época de 4ª Classe, tendo como agente a srta Isabel Savietto.

Em 1937 Mauá tinha como sub- delegado o Sr. Mario Cruz; Juiz de Paz era o sr. Affonso Thomaz Junior; no serviço de fiscalização atuava o sr. Batista Branco da Silva e como escrivão de paz o sr. Arnaldo Dell´Antonia.

7° Em dezembro de 1926 a Comissão de Obras e Higiene da Comarca de São Bernardo representando os moradores do Guapituba solicitava subvenção para a escola particular que era regida pelo professor Antonio Nunes Vieira. Na época Guapituba possuía uma pequena parada de trem, representada por um pequeno estrado de madeira, próximo a pedreira hoje paralisada.

Em fevereiro de 1927, o sr. Isaltino Celestino dos Santos solicitava à municipalidade de Santo André, isenção de impostos para seu pequeno Cine Ideal, de Mauá.

 Na década de 1940, o futebol toma impulso em toda região, na cidade de Mauá despontam grandes clubes rivais, entre eles destacamos a Agremiação Esportiva Mauá, o Esporte Clube Industrial e a A.A Independente.

10° O sr. Augusto Turko, de nacionalidade alemã, funda em 9 de abril de 1934 o Bar da Estação, localizado ao lado da ferrovia na Av. Rio Branco.

Será???

Pouco depois da instalação do Distrito de Paz, Mauá começava a se preocupar com um outro melhoramento, que lhe era indispensável e tratava-se da linha telefônica.
Em virtude disto o Prefeito de então, o Dr. Felício Laurito conforme ato N° 155, de 17 de setembro de 1935 aprovou o crédito de Cr$ 6.500,00 para que as linhas telefônicas atingissem Mauá e Ribeirão Pires.
Transcorridos nove anos, foi instalado no prédio que serviu de residência ao Barão de Mauá, em 19 de novembro de 1944 o Centro Telefônico de Mauá.

Fonte: Mauá....Sua História, Roberto Botacini, 1979

Alguém teria informações sobre sobre esse Centro Telefônico de Mauá, como foi escrito nos anos 1970 ele ficava no " prédio que serviu de residência ao Barão de Mauá," isso é um mistério pois ninguém sabe informar se lá existiu um Centro Telefônico desses, se você tem alguma informação deixe nos comentários. 

Share on Google Plus

Sobre Alex Mauá

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com