Como funciona o serviço de Guarda/Armazenamento de Móveis ?



Um dos serviços mais solicitados às empresas especializadas em mudanças é o de guarda-móveis. O aluguel de um espaço para armazenagem continua sendo a melhor opção para aqueles necessitam de um lugar para guardar, temporariamente, parte de seus pertences.

Os motivos podem ser variados:

por obras no imóvel
porque já não há espaço disponível
porque vai mudar de residência.
Mas você sabe como funciona o serviço de guarda-móveis? Fique atento às dicas e saiba o que exigir da empresa especializada.

O que é um guarda-móveis?
O guarda-móveis nada mais é que um espaço que pode ser alugado para armazenar diferentes tipos de objetos. O seu uso não é exclusivamente residencial. No caso de empresas, pode ser alugado para armazenar documentos como notas e recibos, por exemplo, até que possam ser destruídos. Também serve de ponto de apoio para reparto de mercadorias.


Antes de contratar o serviço de guarda-móveis é preciso entender que as condições estruturais do depósito interferem no preço do serviço, também é chamado de self-storage.

Quanto custa um guarda-móveis?
Este tipo de box ou contêiner pode ter diferentes tamanhos, se adequando para guardar móveis, algumas caixas ou um barco. O habitual é que se cobre por metro quadrado ou metro cúbico e o preço varia entre R$ 100 e R$ 150, dependendo da localização, da duração do aluguel e, principalmente, do tamanho. Quanto maior a superfície do box alugado, mais barato o preço do metro.
Para contratar o serviço é muito simples, porém é preciso estar atento a todas as condições do contrato para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Qual o tempo mínimo para o aluguel de um guarda-móveis?
O tempo mínimo de aluguel de um guarda-móveis costuma ser de uma semana, apesar de que algumas empresas aceitam a contratação por diária. É possível alugar o box ou espaço no depósito por uma quinzena, um mês, vários meses ou por tempo indefinido, se não sabe exatamente quando poderá resgatar seus pertences.

Normalmente, os pagamentos podem ser feitos em dinheiro ou por transferência bancária. A empresa de guarda-móveis pode cobrar uma fiança no primeiro mês. Além disso, se você não estipula a duração do contrato, deve avisar a intenção de liberar o guarda-móveis com um mínimo de 15 dias de antecedência.

O que pode ser armazenado no guarda-móveis?
O cliente pode armazenar quase tudo num box alugado, mas há algumas restrições:
você não poderá usar o espaço como moradia,
não pode guardar objetos perigosos ou perecíveis,
nem pode armazenar artigos ilegais ou roubados.
Uma das exigências impostas ao cliente é deixar o box ou container nas mesmas condições que recebeu, tanto de limpeza quanto de estrutura. No contrato também constará o tempo de ausência permitido, ou seja, se você deixa de pagar o aluguel por dois meses seguidos, por exemplo, a empresa poderá entrar no box e retirar seus pertences para jogar fora ou vendê-los.

Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com