O Brasão de Mauá



Por William Puntschart

Eles estão presentes em cerimônias, documentos oficiais e datas especiais, em frente de escolas, empresas e órgãos públicos. O Brasão e a Bandeira são símbolos do município, mas poucas pessoas conhecem o significado das ilustrações e datas que aludem a fatos importantes da história de Mauá. Após a conquista da emancipação política e administrativa, por meio do plebiscito realizado na então Escola Visconde de Mauá, situada ainda próxima à Paineira, em 22 de novembro de 1953, os moradores sentiram a necessidade de construir, por meio de símbolos, a sua identidade municipal. Com esse propósito, foram instituídos o Brasão de Armas e a Bandeira de Mauá. Os estudos e projetos foram desenvolvidos pelo heraldista Salvador Thaumaturgo.

Ainda hoje, muitos moradores, ao observarem o tremular da bandeira de Mauá em órgãos públicos ou em desfiles cívicos, desconhecem as mensagens que estão implícitas em suas cores e desenhos. O azul, por exemplo, tradicionalmente usado no Brasil, lembra o céu e o clima ameno da cidade.

Com relação ao Brasão de Armas, estampado na metade branca da bandeira municipal, devemos citar que a faixa prata, disposta em curvas dentro de escudo azul, representa o curso do rio Tamanduateí, o qual, após nascer no município, desliza por cidades vizinhas. Acima dessa faixa a roda dentada de ouro, com vinte e quatro dentes, evidencia o processo de industrialização, enquanto a locomotiva a vapor de ouro faz alusão a Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, patrono da cidade e pioneiro da viação férrea no Brasil.

Acima do escudo, destaca-se a coroa mural de ouro, que é o símbolo universal de emancipação política e administrativa. Os pilares, em mármore, lembram a antiga Capela de Nossa Senhora do Pilar e as datas inscritas na faixa vermelha destacam o dia, mês e ano em que foi inaugurada a Estação Ferroviária de Pilar (1/4/1883) e em que Mauá obteve a soberania municipal (01/01/1954)
Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com