A Cultura em Mauá no ano de 1979

Concha Acústica - Praça 22 de novembro - Centro de Mauá 
Tudo o que se aprende nas Escolas; toda a assistência que se dá ao estudante no decorrer de seus cursos é importante e às vezes necessário. Todavia vão seria o aprendizado e inútil toda a assistência material, se a formação da criança, do jovem e do adulto não fosse envolvida e enriquecida pela Cultura.  Esta é que provoca o amadurecimento da personalidade, a descoberta dos talentos individuais e a abertura da inteligência e do coração.  A civilização passa. A Cultura permanece, como atestado da grandeza de um povo ou de uma pessoa. 

Atividades e Promoções Culturais 
A CECESP tem demonstrado seu interesse em implantar no seio da comunidade mauaense, através das iniciativas tomadas desde a sua instalação em 1971, os cursos de extensão cultural sobre teatro; os cursos de iniciação às Belas Artes e de Violão; a promoção dos Concursos Literários e de Música Popular e Sertaneja; a realização de Espetáculos de Teatro, de Concertos Sinfônicos e de Recitais de Música Erudita; as Retretas de Bandas Musicais e Marciais, apresentações de Orfeões e Corais, as exposições de Artes Plásticas, etc. Eis a resenha dos eventos culturais provocados pelo Setor Cultural da CECESP desde 1971. E muito deles permanecem. Alguns deles despertaram a atenção e participa-ção do Brasil. 

Haja vista a programação dos Concursos para 1979: IV Concurso de Contos; VIII EPOM Encontro de Poesias; VI FEVIMA — Festival de Violeiros de Mauá; III Concurso de Fotografias; VI FECPOB — Festival da Canção Popular Brasileira; III Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras; II Con-curso de Redação. Em 1979, cumpre resaltar 2 (dois) Cursos que a CECESP através do Departa-mento de Cultura promove:

CURSO DE VIOLÃO 
É o segundo ano de funcionamento. Conta atualmente com 160 alunos, distribuídos em 3 estágios, conforme o adiantamento. O importante é que em 1 ano o monitor do Curso — Prof. Manzíoni, já conseguiu formar o Conjunto de Violões, que já fizeram várias apresentações, inclusive em Santos, com sucesso. 

CURSO DE TEATRO A procura constante de interessados em aprender Artes Cênicas fez com que a CECESP abrisse o Curso de Teatro, ministrado pelo experiente Diretor de Teatro, Prof. Magno, no período de 6 meses. Inscreveram-se 55 alunos. Agora, já no final do Curso, receberão seus certificados de conclusão 30 alunos, os quais foram inicia-dos em Artes Cênicas, aprendendo os papéis de iluminador, de apresentador, de montador de cenários, de ator, e até de como estruturar uma peça teatral, pois, sob a orientação do Professor montaram eles pró-prios uma peça para ser apresentada ao público. 

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL 
Fundada em 25 de março de 1972. Desde o início procurou atender às necessidades dos alunos nas pesquisas para trabalhos escolares. A maior de-manda é de consulentes do 10 e 20 Graus; mas também já há atendimento de consulentes universitários. O acervo bibliográfico é formado atualmente com 5.417 volumes, distribuí-dos da seguinte maneira: 3.277 — Biblioteca Central e 2.140 —Biblioteca Circulante. 

O serviço da Biblioteca, além de promover a boa leitura e de, sobretudo, orientar os estudantes em suas pesquisas, também se dedica a outras iniciativas, colaborando com a Difusão Artístico-Cultural. 

MUSICOTECA 
A Biblioteca Pública Municipal está oferecendo total apoio na criação de uma "Musicoteca": arquivo de partituras musicais, de música clássica, renascentista e barroca e ainda incluindo ritmos populares brasileiros. 

CONCURSO DE REDAÇÃO 
Anualmente promove o Concurso de Redação, com o objetivo de proporcionar aos consulentes um incentivo à "Boa Leitura". 

SEMANA DA BIBLIOTECA 
Para comemorar o aniversário de fundação da Biblioteca é promovida uma intensa programação da "Semana da Biblioteca", com palestras, seção de "slides" e de filmes e outras atividades artístico-culturais. Tal programação tem como objetivo intensificar o relacionamento Biblioteca x Comunida-de, bem como esclarecer a população sobre a importância do livro (biblioteca) para a vida intelectual do homem moderno. 

FEIRA DO LIVRO A partir deste ano a Biblio-teca Pública Municipal promoverá a Feira do Livro, com a finalidade de congregar editores e livreiros, numa Campanha intensa de difusão e propagação do livro em praça pública, devendo ser promovida anualmente. 

Fonte anuário de Mauá 1979 - Jubileu de Prata
Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com