Há 40 anos: Em Mauá MDB vence com Rezende



As apurações em Mauá, realizadas no Ginásio Municipal de Esportes, começaram com considerável atraso, e se processaram numa lentidão exasperaste. Marcadas para iniciarem-se às 8. horas, os trabalhos só começaram às 9,30 horas, para desespero de candidatos e do publico, que ansiosos esperavam pelos resultados da concorrida eleição. O trabalho da imprensa foi grandemente dificultado. 

Desde as primeiras urnas, o emedebista Dorival Rezende saiu vitorioso, embora por pouca diferença, com o arenista Leonel Damo a seus pés, seguido de perto por Manoel Moreira; em quarto lugar, o ex-prefeito Elio Bernardi, e fechando a fila, o presidente do MDB, Nelson João Polydoro
Essas eleições causaram muitas surpresas. Embora a vitória de Rezende não possa ser considerada como uma delas, para quem acompanhou de perto o desenrolar da campanha, a situação de Manoel 
Moreira, ficando em terceiro lugar, surpreendeu os observadores, que o julgavam como um dos mais fortes candidatos. Elio Bernardi também teve uma votação acima do esperado, pelo menos pela maioria dos observadores. Nelson Polydoro surpreendeu pelos poucos votos obtidos. 

Dorival Rezende deverá continuar a administração Amaury Fioravanti, embora não se espere que seja um "prefeito mandado". Deverá imprimir à sua administração, dentro da continuidade administrativa, um ritmo próprio, e criando uma nova liderança política. No entanto, Amaury sai reforçado da disputa, já que a sua administração, no início, encontrou sérias dificuldades, criadas por uma ala do MDB que se tornou oposição, em certa época do seu governo. A vitória final é do prefeito, embora no final da campanha o MDB voltasse a ser um partido unido, sem as rupturas que antes se verificavam. 

Leonel Damo já afirmou que não participará mais de política, enquanto a disputa for em termos de MDB e Arena. Moreira e Nelson ainda poderão participar de lutas futuras, e Elio Bernardi, pela pró-pria idade dificilmente voltará a atuar. 
Na Câmara, a bancada emedebista deverá ser profundamente alterada, ao contrário da Arena, onde todos os quatro candidatos à reeleição devem conseguir os seus objetivos. O vereador mais votado foi Antonio Maciano Ratti, que surpreendeu também, revelando-se um continuador das tradições de sua família, que participa da política no município 'desde a sua criação. Seu pai, Alberto Ratti, já foi sub-prefeito, quando Mauá era distrito de Santo André. 
A Voz de Ribeirão Pires 18 a 24 de novembro de 1976

Placar eleitoral 
Arena:                                                 Votos:     
Leonel Damo                                      11.286
José Boscariol

Elio Bernardi                                      5.192
Waldemar Coppini

MDB
Nelson Polydoro                                 2.115
Geraldo Cavalcanti

Dorival Resende                                 12.294
Eden Brazil da Paz  

Manoel Moreira                                 10.170
João Sérgio Rimazza

Brancos                                               1.984
Nulos                                                   4.787
Arena                                                 16.478
MDB                                                  24.466 


FATOS IMPORTANTES DO ANO DE 1976:

JANEIRO
Em Uganda, Idi Amin é nomeado presidente vitalício.
Adolfo Suárez González torna-se presidente do governo de Espanha, substituindo Carlos Arias Navarro.
Uma Junta Militar depõe Isabelita Perón do cargo de presidente da Argentina. Mais tarde no ano, Jorge Rafael Videla ocupa o lugar.
Giulio Carlo Argan é eleito presidente do executivo do município de Roma.

FEVEREIRO
27 de fevereiro - O Saara Ocidental declara-se independente.

MARÇO
24 de março - A Presidente da Argentina Isabelita Perón é deposta por um Golpe de Estado e começa um período de Ditadura na Argentina.
29 de março - O General Jorge Rafael Videla é nomeado pela Junta para assumir a Presidência da Argentina, seu governo foi marcado por repressão política, perseguição a opositores, tortura e morte. Estima-se que 30.000 pessoas foram mortas ou desapareceram durante o Regime Militar na Argentina que durou até 1983

ABRIL
1 de abril - Steve Jobs e Steve Wozniac lançam a Apple Inc..
23 de abril A banda nova-iorquina de punk rock Ramones lança seu primeiro álbum de estúdio.

JUNHO
25 de junho - Idi Amin é declarado presidente vitalício do Uganda.
29 de junho - Independência das Ilhas Seychelles.

JULHO
14 de julho - Ramalho Eanes toma posse como presidente da república portuguesa, substituindo Costa Gomes.

NOVEMBRO
2 de novembro - Foi eleito presidente dos Estados Unidos com 50% dos votos o candidato democrata Jimmy Carter.

DEZEMBRO
3 de dezembro - Fidel Castro torna-se chefe de estado e de governo de Cuba, assumindo simultaneamente a condição de Presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros.
23 de dezembro - Duarte Pio de Bragança, com a morte de seu pai, nesse dia, torna-se pretendente ao trono do reino de Portugal.

Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com