Odebrecht Mauá Antes e Depois




Confira o antes e depois do terreno que hoje abriga a maior e mais moderna Estação de Tratamento de Esgoto da América Latina

A Estação de Tratamento de Esgotos de Mauá, localizada no bairro Capuava, está desde julho de 2015 funcionando em sua capacidade total: três tanques em pleno desempenho são os responsáveis pelo tratamento do esgoto coletado no município, por meio de um modelo canadense que proporciona tratamento biológico sem utilização de compostos químicos, conhecido tecnicamente como Sistema de Reatores de Batelada Sequenciais Avançados.

A sua construção, em um terreno de 45 mil m² com 70 metros de largura, ocorreu de janeiro de 2012 a dezembro de 2014.
Até então, apenas 5% do esgoto coletado era tratado. O restante dos dejetos corria pelos córregos e pelo rio Tamanduateí, que nasce na cidade e é o terceiro maior afluente do rio Tietê. Hoje, a cidade dispõe de 93% de índice de coleta de esgoto e já se aproxima dos 70% de tratamento de esgoto com mais de 50.000.000 milhões de litros de esgoto tratados diariamente na ETE - Mauá.

O ciclo de tratamento da ETE - Mauá é de quatro horas, em cada tanque, tempo necessário para a realização do processo de conversão do esgoto em água limpa. A tecnologia empregada é 100% orientada para a sustentabilidade, cada tanque de tratamento possui o volume aproximado de 19 milhões de litros, o que equivale a oito piscinas olímpicas de 2.500 metros cúbicos. Considerando os três tanques, temos o equivalente a 24 piscinas olímpicas.

Terreno antes da Construção da Estação de Tratamento de Esgoto

A estação nos dias atuais

A estação nos dias atuais

A estação nos dias atuais

A estação nos dias atuais

Terreno antes da Construção da Estação de Tratamento de Esgoto

Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com