10 perguntas que irritam qualquer um que more em Mauá



“Ah sim, a faculdade, né? “
Paulistano [universitário] bem informado sobre Mauá 



1)Você mora no Zaira?
Com certeza você já deve ter passado por essa situação onde fala para alguém que mora em Mauá e a pessoa já emenda a pergunta se você mora no Jardim Zaira como se a cidade só tivesse um único bairro, para quem não sabe Mauá tem outros bairros, mas tem muita gente que acha que Mauá só tem o centro e um bairro chamado Jardim Zaira.


2)Em Mauá só tem índio
Esse filme você já deve ter visto a famosa frase “Mauá só tem índio” não sei ao certo da onde vem essa frase pois moro há mais de 30 anos na cidade e nunca vi índio algum por aqui e muito menos algum resquício de tribo indígena pela região, então mesmo que seja uma brincadeira não tem cabimento algum, diferente de Osasco que todos sabem que tem realmente um bairro onde está localizada uma tribo de verdade.


3)Você conhece minha Tia Zuleika? Ela mora em Mauá
Essa pergunta sempre acontece seja para você que mora em Mauá e trabalha em São Paulo ou mesmo se está em Góias ou no Acre, sempre vem alguém com essa pergunta como se Mauá fosse uma cidade com apenas duas ou três ruas onde todos se conhecem,  hoje na cidade quase não dá pra andar pelo centro devido a quantidade de pessoas quem dirá conhecer  a tal tia Zuleika...


4)Nossa! Quantos Zairas tem em Mauá?
Para quem não sabe Mauá só tem um Zaíra, mas sempre aparece algum mal informado com esse perguntinha irônica, tá certo que o bairro é bem grande, mas não significa que foram demarcadas divisões por lá, na cidade de maua tem outros bairros bem grandes também como por exemplo o Parque das Américas, mas o que acontece por lá é que não existem ônibus com os nomes   “Parque das Américas 1”  “Parque das Américas 2” “Parque das Américas 3”


5) Você conhece o Chitãozinho ? ele foi cobrador de ônibus em Mauá.
Isso quando a própria pessoa não fala que conhece o Chitãozinho, já vi isso muitas vezes a pessoa te perguntar se você conhece o cantor e depois falar “Eu conhecia ele na época que era cobrador em Mauá, era gente boa...” Como se Mauá tivesse apenas uma linha de ônibus e como se o Chitãozinho andasse com o violão dentro do busão e sempre lançasse uma música para animar os passageiros, parece até coisa de filme.


6) Hoje passou Mauá no Cidade Alerta você viu?
Como se fosse só Mauá que passasse no Cidade Alerta, parece que Mauá é a única cidade de São Paulo onde tem notícias de homicídios, roubos,  falta água ou tem enchente, ai o pessoal sempre vem com essa indagação como se na cidade deles não tivesse nada disso também.


7) Onde fica Mauá?
Nessa época que estamos de Google Maps a coisa mais fácil do mundo é a pessoa digitar “maua sp” no buscador e ver onde fica nossa cidade, mas é mais fácil ouvir de você aquela explicação do tipo “Cara Mauá é do lado de Santo André, você conhece?”  o que não ajuda em nada parece que Mauá é menos importante que Santo André.



8) Que Mauá a nisso?
Sempre aparece algum engraçadinho com essa frase “super divertida e engraçada” Essa era hit nos anos 90, quando você falava que morava em Mauá e sempre volta durante uma conversa ou outra, caso você use essa frase e receba um convite para ir para "a Praça é nossa" não pense duas vezes pois você tem uma veia muito forte para ser humorista, vá lá e siga nessa carreira.


9) Mauá é interior de São Paulo né?
Olá pessoas que acham que Mauá parou no tempo, Mauá não é interior de São Paulo, mas muitos canais de TV insistem em dizer isso nos noticiários, Mauá é uma cidade da região metropolitana da grande São Paulo, mas vejo sempre alguém fazendo essa pergunta e nem Mauá e nem Ribeirão Pires são cidades do interior e nem temos sotaque caipira uai.

Kibera a maior favela do mundo
10)Você mora perto da Favela Zaira?
Cara se o Zaíra fosse uma favela, seria a maior favela da América latina e quem sabe do mundo inteiro, pois o bairro é o maior da cidade e muitos pensam na independência do bairro na cidade pois aqui já tem de tudo só falta uma sub prefeitura, faltou alguma perguntinha que te irrita sobre Mauá? Envie ela no nosso contato.
Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com