A Formação do Município de Mauá



Marize Tamaoki

A formação do município de Mauá está intimamente ligada aos primeiros sesmeiros e às grandes fazendas em torno da capela Nossa Senhora do Pilar, nos séculos XVII e XVIII. Daí o nome inicial do vilarejo: Pilar. 

Entre os primeiros moradores, estavam Antônio Franco da Rocha e o Capitão João José Barbosa Ortiz (Juiz de Paz de São Bernardo, de 1846 a 1865). Em 5 de junho de 1861, o Barão de Mauá, mediante procuração de José Ricardo Wright, compra duas fazendas: Caguassu e Capuava, até então de propriedade do Capitão João e de suas irmãs Escolástica Joaquina e Catharina Maria, passando a ser grande proprietário local, embora morasse no Rio de Janeiro. Depois da chegada da estrada de ferro São Paulo Railway (1867), empreendimento tornado possível graças à parceria com os ingleses, foi inaugurada a Estação do Pilar em 1° de abril de 1883. 


O nome da estação foi mudado em 1926 para Mauá, quando a ferrovia já era denominada Santos-Jundiaí, em homenagem ao Barão e Visconde de Mauá Irineu Evangelista de Sousa. 

Em 18 de outubro de 1934, Mauá foi elevada à categoria de Distrito de Paz no município de São Bernardo, Comarca da capital. São Paulo. Em 1953, foi emancipada tornando-se o município de Mauá, por meio de plebiscito realizado no dia 22 de novembro de 1953. A partir de 1° de janeiro de 1954, Mauá se torna município autônomo. 

No entanto, o aniversário da cidade somente será comemorado a partir de 8 de dezembro de 1954, dia da padroeira da cidade, a Imaculada Conceição. A praça central da cidade recebeu o nome de "Praça 22 de Novembro", em homenagem ao dia de sua emancipação. 

Conheça Mauá: www.maua.sp.gov.br


Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com