A vida em Portugal pelos olhos de uma Portuguesa entrevista com Teresa Guedes




Por Alex Mauá

Essa semana fiz uma entrevista super bacana com uma amiga que mora em Portugal a Teresa Guedes que nos contou um pouco de sua vida e de como é morar em Portugal, muita gente tem curiosidade de saber um pouco mais sobre esse país então vamos lá


1) Em qual região de Portugal você mora?

Moro no Norte, no distrito do Porto. Quando era pequena, morava numa frequesia perto do rio, mas ao 8 anos de idades mudei-me e agora estou bem perto do mar.

2) Como é a vida de um jovem em Portugal?
Penso que a vida das pessoas da minha faixa etária depende muito daquilo que eles querem fazer. Há aqueles jovens que terminam o 12º ano e não seguem para a faculdade, isto por diversas razões, tais como ter uma outra paixão e querer iniciar um projeto nela ou então não gostar da faculdade como um futuro.


3) Como é ser Cosplayer em Portugal e como é ser Otaku por ai tem lojinhas, muitos eventos e etc?

Ser cosplayer em Portugal é fácil e complicado ao mesmo tempo. Deixando os dramas da comunidade de lado, desde o início deste ano, a alfândega portuguesa não tem sido muito nossa amiga. Foi colocada em prática uma nova lei que taxa as encomendas superiores a 22 euros que não sejam provenientes da União Europeia. Assim, temos que estar com muitos cuidados ao encomendar tudo aquilo que necessitamos.
Quanto às lojinhas, há imensas relacionadas à cultura pop. Nos eventos temos presentes várias lojas com vários pontos de interesse. Por aqui encontra-se a Aniplay, uma das lojas mais conhecidas do mundo otaku em Portugal.
Os eventos espalham-se ao longo do ano e o maior número realiza-se no sul. No Norte, os principais são o Iberanime e a Comic Con Portugal.

4) O que acha da Educação (Escola etc) na sua região?
A educação muda constantemente em Portugal. Os programas aplicados e lecionados nas aulas são mudados consoante as vontades dos ministros e o que me foi ensinado a mim de uma forma, vai ser ensinado de outra à geração atual. A polêmica do acordo ortográfico continua e continuará até que o governo se decida.
Na faculdade, o número de bolseiros é pequena; as propinas são caras, tal como os transportes. Eu, que moro perto da linha do mar, tenho que me deslocar a uma das freguesias do Porto – Francelos. Os transportes são demorados e caros. A linha de metro deveria ser expandida a outras partes da cidade. Facilitava não só a vida de muitos estudantes, mas também de trabalhadores.

5) Cite 3 coisas que você gosta e que você odeia onde mora.
Gosto: monumentos, acessos à autoestrada,
Não gosto: linha de transportes, falta de shoppings e supermercados,

6) A crise chegou a Portugal? Como é viver nestes tempos de crise por aí?
A crise chegou a Portugal há bastantes anos. Nestes tempos, sente-se cada vez mais o facto de “os ricos continuarem mais ricos, os pobres continuarem mais pobres”. As pessoas têm que tentar viver com aquilo que ganham e tentar esticar o dinheiro quando sobra mês para o montante ganho.


7) Cite três cantores Portugueses  ou bandas que você gosta e três cantores brasileiros que fazem sucesso por ai.

Portugal tem vários cantores e bandas, mas os que ouço mais frequentemente são Paulo Gonzo, Heróis do Mar e Amor Electro. Quanto a artistas brasileiros que fazem sucesso por aqui… Bem, quando Luan Santana “rebentou” no Brasil, também fez muito sucesso por aqui. Sinto que é uma geração mais antiga que ouve música brasileira. Ouvem-se várias duplas sertanejas do século passado e o povo português recorda sempre Roberto Carlos.

8) Qual é o prato tipico de sua região? (tipico no sentido de ser o prato de todo dia, como por exemplo é o arroz com feijão e salada no Brasil)
Os pratos são variados. Desde, bolinhos de bacalhau, tripas à moda do Porto, rojões, feijoada. Ao longo da semana, cozinham-se coisas mais comuns: grelhados, saladas, arroz, massa. O quotidiano não nos permite cozinhar pratos muito elaborados.

9) O que você diria para um brasileiro que sonha em morar em Portugal?
Primeiro de tudo, se tem vontade que venha, mas que venha com segurança. Não recomendo a ninguém, mesmo que seja um sonho a emigrar sem ter garantias. Esse é o meu principal conselho. Depois, bem, se é um sonho seu, já deve ter tudo muito bem planeado ou então siga viagem pelo país para o conhecer.

10) Você já visitou outros países da Europa? 
Até agora, só Espanha.


11) Você conhece muitos estrangeiros que moram no seu país? De quais nacionalidades?

Na faculdade conheci pessoas de muitas outras nacionalidades. Na minha aula de Metodologia de Estudos Literários de Português havia duas alunas brasileiras e em Bases de Análise Gramatical de Português uma moça venezuelana e outras duas chinesas. A Universidade do Porto abriga muitos estudantes estrangeiros, o que nos leva a conhecer muitas outras culturas.


12) Quais países do mundo você gostaria de visitar? Por que?
Tenho grande interesse em visitar o Japão e a Coreia do Sul, mas bem, as razões são super óbvias. Gostaria também de visitar Londres e gastar algum dinheirinho em maquilhagem!


13) Obrigado pela entrevista, deixe um recado para quem também gosta de Portugal.

Pensem em vir de férias para Portugal. Em pouco tempo, vão sentir-se em casa!

Share on Google Plus

Sobre Alex Shinobi

Esse texto foi trazido até você pela Equipe Mauá Memória a cidade Ontem e Hoje, ajude nosso trabalho divulgando nosso site ou enviando fotos antigas, notícias da cidade e coisas que acontecem no seu bairro entre em contato: mauamemoria@gmail.com