História Política de Mauá: Wagner Rubinelli História Política de Mauá: Wagner Rubinelli | Mauá Memória, história e Cultura


O TEMPO NÃO PARA - DE 1988 ATÉ 2019, RUBINELLI - O EX- DEPUTADO FEDERAL DE MAUÁ EM BRASÍLIA


Wagner Rubinelli mudou-se para Mauá em 1976, foi Diretor de Esportes do Independente Futebol Clube, Diretor do Sabajazak, Sociedade Amigos de Bairro, Jardim Zaira.

É advogado e Professor de Direito Constitucional, foi Secretário de Trabalho e Renda do município, eleito vereador por quatro mandatos na cidade de Mauá, foi Deputado Federal durante o período de (2003/2007) com 81.339 votos nas eleições de 2002, sendo 59.491 votos em Mauá (32% dos votos na epoca) como deputado, foi membro titular da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, foi ainda  Secretário de Assuntos Jurídicos de Mauá, Assessor Jurídico da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, formado em Direito, tem pós-graduação em Direito Constitucional, e Pós Graduação em Direito Eleitoral pela Escola Paulista da Magistratura de SP.

Em seu primeiro mandato de vereador, em 1993, conseguiu junto a comunidade e pressão popular a pavimentação de diversas ruas no Jardim Zaira, Paranavaí e Nova Mauá, como as ruas Kitaro Iwasa e Mário Pavanelli. 

Disputou a primeira eleição de vereador em 1988 e veio vencer a eleição seguinte de 1992, a de 1996, 2000 e 2012.

Foi candidato a deputado estadual em 1998, ficando como terceiro suplente, obtendo 27.572 votos.

Também é advogado, professor universitário com pós graduação em Direito Constitucional pela Universidade São Francisco e Pós Graduado em Direito Eleitoral pela Escola Paulista da Magistratura, e extensão em Direito Penal Empresarial PUC/SP.

Rubinelli como deputado conquistou o envio de diversas emendas parlamentares para Mauá, que ajudaram muito em melhorias para vários bairros, em especial o Jardim Oratório.