INSCREVA-SE JÁ NO NOSSO CANAL


Para começar eu sou leitor de quadrinhos desde que aprendi a ler e isso foi em 1987, aprendi a ler lendo gibis da Marvel e DC Comics como Superaventuras Marvel, Heróis da TV, Grandes Heróis Marvel entre outros, adorava ir na banca de jornal com minha mãe no centro de Mauá e comprar gibis usados na banca das "porteiras" que é a banca do senhor Antonio que existe ainda hoje no centro de Mauá, foi lá que li de tudo de Disney a Vertigo aparecia muito gibi bom em meados dos anos 90 por lá e também conheci muita gente frequentando a banca e eu ia lá quase todo dia comprar e trocar gibis.

Em Mauá tinha ótimas bancas de gibis usados e eram a banca das "Porteiras" que é a Banca do Senhor Antonio, Banca Wilson que ficava perto do posto de saúde do centro de Mauá, banca do Alemão embaixo do viaduto da saudade e diversas bancas nos bairros da cidade onde você levava 2 gibis e trocava por um.

Esse foi o primeiro concurso de desenho que participei em 1999
Nesse meio tempo também aprendi a desenhar e a criar meus personagens e eu praticamente desenhava em qualquer tipo de papel que aparecesse pela frente, até embrulho de presente e folhas usadas que eu conseguisse usar a parte de trás eu usava para fazer quadrinhos.
em 1997 tive a ideia de fazer um fanzine e fiz o nome dele era Curinga Zine e teve 5 edições e chegou a sair no IQI (Informativo de Quadrinhos Independentes)
Esse fanzine antes de organizar eventos ou site de Cosplay foi minha primeira produção independente e deu muito trabalho na época sem internet e com contatos com leitores apenas com cartas, depois desse fanzine eu criei também as Lagartixas Ninjas.

No final dos anos 90 eu ganhei um concurso de charges da secretaria da cultura de Mauá ficando em segundo lugar com um desenho do Papai Noel com um saco cheio de dinheiro passando dando risada numa esquina cheia de crianças pobres, os desenhos ficaram exposto na passarela do centro de Mauá durante um mês.



Um pouco do profissional fã Geek: Alex Ferreira atuo como Jurado Cosplay, Organizador de Concursos Cosplays e Organizador de eventos é Formado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Pós Graduado em Marketing e Varejo pela Faculdade Dom Bosco, Cursou Artes Cênicas no SESI e atuou como ator em peças populares durante 2 anos além de ter formação em Eletrônica pela ETEC Julio de Mesquita e usou essa formação para ajudar Cosplayers com a produção de seus Cosplays.

Cartaz do evento ABC Comics 2001, que em 2002 trouxe os Concursos Cosplays para o ABC Paulista 

Criador do evento ABC Comics organizado na cidade de Mauá no grande ABC no ano de 2001, sempre esteve envolvido na cena Cosplayer nacional, tendo seu primeiro contato com o movimento em 1998 através dos eventos da ABRADEMI e da revista publicada pela instituição, além de outra dezenas de publicações as quais lia na década de 90 com Japan Fury, Herói, Japan Animation e Animax.

O evento ideia do evento ABC Comics surgiu durante algumas reuniões na biblioteca da cidade onde se projetava um outro evento o qual não se teve continuidade na sua produção, Ai surgiu a ideia de fazer o evento que no começo se chamava "Planet Comics", mas o nome se tornou inviável após Alex ir no primeiro Fest Comix no prédio da Gazeta em São Paulo; "Após colar o cartaz do evento numa parede do prédio, um rapaz que veio do Rio de Janeiro me informou que tinha um evento lá com esse nome e por acaso uma loja também, ai tive que pensar em outro nome, conversei com o diagramador e o pessoal que organizava comigo e disse que seria legal o nome "ABC Comics" pelo fato do evento ser no grande ABC" O mais interessante é que "ABC Comics" é um nome melhor e mais curto do que "Planet Comics" e surgiu quase que por acaso.

Tendo feito neste período alguns Cosplays para uso próprio tendo suas primeiras experiências com tecidos e fibra de vidro para máscaras e lembra que nessa época o Cosplay era mais associado a prática de RPG (Role Play Game) do que ao termo Cosplay que foi popularizado nos anos 2000.

Em 2001 criou na cidade de Mauá com alguns amigos o evento ABC Comics voltado para a cultura Geek, na segunda edição deste evento trouxe o Concurso Cosplay, tendo em vista que outros eventos já organizavam esse concurso na capital, este concurso criado por Alex foi o primeiro concurso na região do ABC com apresentação de palco no mesmo e mediação do juri, a arrecadação dos prêmios também ficou a cargo dele durante o evento.

Cosplayers que participaram do 1º Concurso Cosplay da região do ABC Paulista que aconteceu em Mauá no ano de 2002 no evento ABC Comics.







Fotos do palco do Concurso Cosplay e platéia organizado por Alex Ferreira em 14 de setembro de 2002 na cidade de Mauá,  o primeiro concurso Cosplay da região do ABC Paulista.


                         


Matéria sobre a ABC Comics Expo organizada em 2003 por Alex Ferreira

A partir do dia 3 de fevereiro, a biblioteca Cecília Meireles, de Mauá, abre ao público a ABC Comics Expo. 

A mostra reúne quadrinhos de dez artistas da Cidade, ligados ao Grupo Eclipse de Quadrinhos, produtor do Fanzine de mesmo nome. A exposição permanece em cartaz ate o dia 28 de fevereiro. 
Largamente difundidas entre os jovens, as conhecidas histórias em quadrinhos, com o passar dos anos, ganharam na formada sofisticação. De acordo com o estilo de desenho, hoje elas podem ser chamadas de graphic Novels, comics e mangá. 

Segundo Thiago Albano, de 21 anos, roteirista do Grupo Eclipse de Quadrinhos, a turma se reuniu em meados de 2002 para fazer o fanzine. A iniciativa foi do quadrinista Alex Sandro Martins, de 22 anos, autor dos quadrinhos Lagartixas Ninja e Vingador. "Resolvemos criar um fanzine para divulgar alguns trabalhos" diz Albano. 

Depois do lançamento da primeira publicação, em setembro do ano passado, o grupo realizou o evento ABC Comics no anfiteatro Vinícius de Morais, localizado no Complexo Cultural do Educandário. "Naquele momento, iniciamos a divulgação do nosso trabalho, que hoje é bastante conhecido na cidade e no ABC", conta Albano. 

Atualmente, o Eclipse é composto, além de Albano, por Alex Sandro Martins, Carolina Hosoda, Davi Pedro, Francisco Emerson, Luís César, Natasha Amanda Messias, Leticia Yukari, Marcos Roberto Moreira e Walter Rabello. O grupo mostrará, em ABC Comics Expo, além de quadrinhos, também famzines de desenhos. 

A Biblioteca Cecilia Meireles está localizada na Rua Rui Barbosa, 60, no Centro da cidade. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h e aos sábados das 9h às 21h. Outras informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo telefone 4512-7535. 

Gazeta do ABCD  Domingo, 2 de fevereiro de 2003 

                   

Heromix Cosplay Cup organizado por Alex Ferreira em 2010

Heromix Cosplay Cup organizado por Alex Ferreira em 2010


Heromix Cosplay Cup organizado por Alex Ferreira em 2010
Site da 4Cosplay Magazine:

Administra o site 4Cosplay Magazine a quase 10 anos

Passou os anos seguintes dedicado ao site e também revista 4Cosplay Magazine como fotografo, redator e supervisor de tutoriais Cosplay, mas tendo anteriormente feito parte de outro site de cultura Cosplay já extinto onde era o fotografo e também redator e responsável pela sala Cosplay nos eventos.

Exposição de fotos da 4Cosplay Magazine organizada por Alex Ferreira em 2012 no evento Encontro de Desenhistas do ABC
Em 2011 já no site 4Cosplay Magazine criou a campanha "Vai para o evento? Respeite o Cosplayer" onde deu inicio a uma campanha nacional de respeito aos Cosplayers que naquele período sofriam diversos atos de desrespeito em eventos no Brasil, o primeiro texto dessa campanha foi de autoria de Elisa Marques no site da 4Cosplay que era um desabafo sobre esses casos.

Banner da campanha


Foi também criador da campanha: "Cosplay é gente igual a você" onde o Cosplayer enviava sua foto e mostrava o que fazia no dia a dia criando uma conexão do mundo cotiadiano com o universo Cosplay, essa campanha teve o alcance de 1,5 milhão de pessoas e gerou mais de 2.000 banners de Cosplayers que aderiram a campanha.

Banner da campanha com a Cosplayer Paola Pena em 2015

Primeira matéria em TV da região ABC sobre cultura Geek, matéria sobre Cosplay e cultura Geek no programa Made in Japan apresentado por Marize Tamaoki no canal EcoTV em fevereiro de 2013 
Foi também o organizador de diversas outras campanhas de respeito ao Cosplayer que estão no site da 4Cosplay além de ter levado o estúdio da 4Cosplay Magazine para diversos eventos como AnimeFriends, AnimABC, UP!ABC, Ressaca Friends, AnimeDreams, Anime Party, Anime Fantasy entre outros

Heromix edição 2009
Organiza eventos no estado de São Paulo como o evento Heromix que foi criado no ano de 2009, ABC Geek Party, outro também de sua autoria é o Encontro de Desenhistas do ABC que durou quase 10 anos na região do ABC, era organizado na cidade de Mauá e contava com exposição de fotos do universo Cosplay.


Participou de diversos eventos como jurado Cosplay ou organizando o concurso Cosplay ao longo dos anos em diversas regiões de São Paulo, sendo eles no ABC Paulista, Capital Paulista ou Litoral, alguns eventos como organizador do Concurso Cosplay: ABC Comics, Anime City Heromix, Osasco Anime Fest, Barueri Anime Fest, Carapicuíba Anime Fest, Pixel Show, RotaGeek, ABC Geek Party entre outros.


Organização e Jurado Cosplay  no evento Osasco Matsuri
Organização do Concurso Cosplay  no evento Heromix 2019



Matéria sobre o Encontro de Desenhistas 2009 organizado por Alex Ferreira:






Mauá recebe neste sábado 28 de novembro a primeira edição do Encontro de Ilustradores e Desenhistas da Região, organizado pelo grupo Heromix, integrado por produtores de quadrinhos independentes da própria cidade, de Santo André e São Caetano. Com o apoio da Prefeitura o evento acontece na Biblioteca Cecília Meireles (Rua Rio Branco, 85, 1º piso do Shopping Green Plaza. centro), a partir das 13h, e tem entrada franca.

O organizador Alex Sandro Martins conta que o objetivo do encontro é mapear a produção de desenhos e ilustrações do ABCD. "O evento visa reunir esses produtores para fortalecer o movimento da região para criação de trabalhos conjuntos como publicações e exposições", contou.

Para Martins, os trabalhos estão dispersos pelas sete cidades e uma ideia do organizador é a fundação de uma cooperativa de desenhistas. "queremos criar um sistema de distribuição de quadrinhos. A ideia é que todos os integrantes conhecem bancas de jornais e podemos tentar montar uma rede. Queremos distribuir e divulgar nosso trabalho, também para a criação de um público para esse material", contou.

Além de reunir os produtores o evento também oferece atividades para os amantes do gênero como exibições de desenhos animados. "Eles estão relacionados com o nosso trabalho, que é tão independente quanto os vídeos que serão exibidos", explicou.

"Além disso, todos estão convidados para comprar fanzines, ver exposições de toys e de desenhos".

Diário Regional de 27 a 20 de novembro de 2009

Fotos do evento:



























Mais um evento organizado por Alex Ferreira foi o Bazar Geek Virtual nos dias 13 e 14 de junho, foi o primeiro evento Geek 100% online do Brasil com Maid Café, Quadrinhos, Cosplay e muito mais.



O Bazar Geek Virtual foi o primeiro evento online do Brasil a trabalhar com atrações simultâneas, utilizando para isso a plataforma que os brasileiros estão muito bem acostumados: O facebook. Isso permitiu uma experiência um pouco mais próxima do que acontece nos eventos presenciais em que tudo acontece ao mesmo tempo.

Enquanto artistas, lojistas, expositores e cosplayers tinham grupos organizados especialmente para divulgarem o seu trabalho, venderem e conversarem entre si, aconteciam lives sobre diversos assuntos, dentre eles: Games Retrô, Quadrinhos, Curiosidades do Universo Geek e uma entrevista com o Dublador Convidado: Paulo Porto conhecido pelos seus trabalhos em Cavaleiros dos Zodíaco e Fatal Furry.

No Domingo, o Sugar Club Maid Café realizou atendimentos online para os visitantes virtuais com horário previamente marcado, levando um pouco da cultura dos Maids Cafés e do Moe para os “Mestres”.

No Domingo também foi divulgado o resultado do concurso Cosplay que contou com 12 participantes, o concurso pode ser realizado com o envio de vídeos com apresentações de até 1 minuto pelos competidores.

Com tantas atrações e com a receptividade e resposta positiva do público e participantes, o Bazar Geek Virtual já tem uma nova data e um novo nome: Mauá Geek Fest e acontece nos dias 24 e 24 de outubro.


E pra quem perdeu a edição anterior,  tem uma “colher de chá” podendo ver as atrações gravadas pelo evento:

Confirme presença no Mauá Geek Festivalhttps://www.facebook.com/events/1233521043672135

Alex Ferreira também é o idealizador do projeto Gibiteca Mauá que tem por objetivo a criação de uma Gibiteca pública na cidade de Mauá. 

Alex Ferreira no estúdio da Faculdade de Comunicação que estudava em 2011


Eu sou um dos idealizadores do Movimento Pró Gibiteca em Mauá e luto pela criação da nossa primeira Gibiteca. 

Por que uma Gibiteca para Mauá? 

Apesar de ter sido projetada por mais de 6 vezes em diversos projetos da Secretaria de Cultura de Mauá, nunca se efetivou na cidade a criação de uma Gibiteca, apesar de desde os anos 80 existirem pelo menos uma em cada cidade do ABC com destaque para a maior que fica na cidade de Santo André.

Então como movimento organizado estamos cobrando junto a Prefeitura de Mauá a criação do espaço cultural voltada a 9º arte intitulado "Gibiteca Mauá" para os fãs de quadrinhos e cultura POP em geral.

Essa espaço será o ponto de encontro de Desenhistas, Leitores, Roteiristas e demais aficionados do gênero Quadrinhos, além de ser um espaço voltado para debates, oficinas, palestras, exposições e leitura dos fãs de Quadrinhos e cultura Geek.

Esse local além do universo das HQs também terá espaço dedicados aos Fanzines, Games, Cosplay, RPG, Card Games, Board Games e projetos relacionados com esses segmentos e também oficinas voltadas para esses públicos que são correlacionados aos quadrinhos.

Vale lembrar que Mauá conta com um gigantesco público para cultura Quadrinhos e Geek visto que a cada edição de eventos desse segmentos temos um público médio de 5.000 pessoas.

Lembramos também que na cidade desde os anos 70 temos diversas bancas que trabalham especialmente com histórias em Quadrinhos e que tiveram o auge do sucesso nos anos 90 com público fiel de gibis em geral, temos também na cidade dezenas de produtores de HQs entre roteiristas e desenhistas alguns que até desenharam para editoras americanas como a Marvel Comics por exemplo, vale aqui lembrar do desenhista Luke Ross (Luciano Queiroz) que morava na Vila Magini e hoje desenha para editoras americanas, Temos também na cidade o roteirista Alex Mir que já foi diversas vezes premiado no troféu HQmix além de ter uma extensa obra e carreira nos quadrinhos dentre outros, Já tivemos muitas escolas de desenho na cidade focadas em Quadrinhos como a Arte e Imagem e a Escola ESA entre outras, a cidade também já foi sede de diversos eventos como o ABC Comics, Feira de Quadrinhos do ABC, Heromix e Encontro de Desenhistas do ABC 

O local que estamos pleiteando para essa Gibiteca é um espaço público que pertence a Prefeitura de Mauá e fica do lado direito dos Correios do centro de Mauá ( Praça Vinte e Dois de Novembro ao lado do nº 81) e que outrora sediou o jornal Folha de Mauá, foi sede do movimento emancipador da cidade e está desde os anos 90 abandonado pelo municipalidade.

Nosso objetivo é trazer entretenimento, cultura e diversão para o público fã de quadrinhos de Mauá e grande ABC e manter viva a história desse espaço no centro de Mauá de onde saiu a emancipação de nossa cidade e também criar um selo de produção Quadrinhos associada a Gibiteca.

Atrelada a história da cidade nosso grupo planeja também uma série de Fanzines contando a história da cidade que seriam produzidos nas oficinas da Gibiteca.

Para conhecer um pouco mais o grupo Pró Gibiteca Mauá,  acompanhar e apoiar esse projeto que visa tonar nossa cidade um polo criativo em São Paulo nossas ações acesse o link abaixo ficaremos felizes em contar com seu apoio:

 Conheça o grupo pró Gibiteca Mauá

 Movimento Pró Gibiteca de Mauá

Postar um comentário