Evento esportivo e 1º de maio em Mauá no ano de 1958 Evento esportivo e 1º de maio em Mauá no ano de 1958 | Mauá Memória, história e Cultura

Praça primeiro de maio no centro de Mauá, início da av. Barão de Mauá

Entre as ciclistas o desfile e depois um almoço notável

Foi em Mauá, Era dia 1º de maio, O "Dia do Trabalhador". Nosso dia, numa palavra. Todos Trabalhamos. Patrões e empregados. Cada um em seu setor. Também divertimo-nos. E foi assim que participamos dos festejos cívico-esportivos em Mauá, Povo na rua, colegiais e trabalhadores de diferentes industrias, desfilando, Ciclistas acompanhando, Solenidades, discursos. 

Prefeito e Câmara reunidos. com eles, entre eles, Carlos Joel Nelli, patrono da III Ciclística de Mauá. Falou o prefeito e ofereceu a homenagem a Carlos Joel Nelli. Ofereceu todo aquele mundo de vibrações patrióticas e amigas ao ilustre visitante. Depois o presidente da Câmara dos vereadores, Enalteceu a grandiosidade do esporte do Brasil pelo qual A GAZETA ESPORTIVA trabalha edificante mente e dá-nos assim uma São Silvestre gloriosa no mundo inteiro e uma "9 de julho" que se lhe equipara". Abraça em nome do povo diretor do "mais completo". E é quem finaliza. 

Verbo quente. Consegue com palavras simples. facilmente manejadas, fazer a figura exata do que quer dizer e faz sentir a toda gente, mesmo aos mais simples cidadãos, o que lhe vai pela alma a dentro. Está emocionado pela "linda homenagem  que recebe o veterano jornalista e pelas nímias gentilizas prestadas à minha família(à minha querida família)" ; "Sinto-me cidadão honorário de Mauá...." e choveram palmas de aprovação popular! Depois fomos desfrutar da gentiliza do sr. Cícero Campos Povoa e sua distinta consorte. Em sua mansão amiga e hospitaleira, deliciamo-nos com um excelente almoço, Como no ano passado. Mesa enorme, rodeado de convivas, convivas que eram todos amigos, irmanados pelo ideal de servir ao esporte e ao Brasil, dilatando as realizações em Mauá. Palestra alegre, viva, colorida e as notas pitorescas da "fazenda" de Anselmo Walendy, o que vende terrenos com índio e tudo, ai por uns sertões... Os clichês abaixo mostram os aspectos do almoço.

Abaixo à esquerda, lá na ponta, está o presidente da Câmara  "Refazendo-se" das energias gastas com os formosos discursos que produziu aparecendo aqui ao centro a simpaticíssima figura de d. Haidée Campos Povoa, o ilustre esposo, dr. Cícero à sua direita. Em baixo, na cabeceira da mesa, o prefeito Ennio Brancalion. Ali no extremo à direita. d. Catarina Brancalion, esposa do governador da cidade, radiante entre Paschoalik e dr.Fink, sorrindo feliz.

Era também sua data de aniversário e lhe cantaram o "Parabéns a Você". Ela não disse nada por meio de palavras. Mas emocionou-se a olhos vistos. À direita, no alto, o diretor de A GAZETA ESPORTIVA, tendo à esquerda a ilustre esposa, a filhinha e o genro e num flagrante legitimo o redator de ciclismo do "mais completo". Fotos de Manete, com a objetiva sempre presente de A GAZETA ESPORTIVA" servindo ao esporte do Brasil. 




A Gazeta Esportiva, 3 de Maio de 1958
Pesquisa: Alex Ferreira

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe sua mensagem