Conheça a Matriz de Mauá 1975 Conheça a Matriz de Mauá 1975 | Mauá Memória, história e Cultura

Conheça a matriz de Mauá, uma bela reportagem sobre esse patrimônio de nossa cidade resgatado pelo Mauá Memória: A Voz de Mauá - 19 a 25 de Março de 1975 - nº 143

CONHEÇA A MATRIZ DE MAUÁ, 1975 

Quem chega a Mauá, sabe que  a cidade da Porcelana, talvez saiba que a uma cidade industrial nova, que cresceu rapidamente, talvez já, tenha tornado conhecimento de alguns fatos desabonadores que ocorrem na politica local. Pouca gente, mesmo entre os moradores do município, conhece a verdadeira relíquia que é a Matriz Imaculada Conceição. 

Em palestra com nossa reportagem, Monsenhor Alexandre Venâncio Arminas, vigário local, e admirador das artes e da poesia, lido se conteve de emoção ao falar de sua Igreja e mostrar suas obras de arte, A Matriz, orgulho de Mauá já está totalmente pintada por dentro, e estilo executado obras no batistério. Ulderieo Gentile, inspirado pintor italiano, foi o autor  da "Via Sacra", do quadro que representa o Batismo. Nas partes laterais de entrada do templo. estilo sendo esculpidas o Calvário de um lado, e o Batismo de Jesus do outro, com pedras do nosso município e granito preto. O altar, que mede 4,15 metros de altura e pesa 5 toneladas, foi feito com pedra mármore travestino. A frase escrita, "Sicut Liriun", significa, em latim, Pura como lírio. 

Monsenhor Alexandre empolga-se ao falar da variedade de pedras em que foi construída a Matriz, desde o granito de Mauá, até a pedra ônix, de Veneza, que veio via Nova Iorque. Granito de Bragança, pedras de Jaguaré, pedra rosada de São Carlos, branca do Parana, verde da Bahia, e cinza do Arujá, alem de granito capixaba. 
Fotos antigas de Mauá