Exposição – Mauá Memória
Surgiu como um grupo do Facebook, idealizado originalmente por Alex Shinobi, com um pequeno grupo de fotógrafos. O grupo tomou uma proporção muito maior do que imaginava seu idealizador, passando de mais de 2000 membros atualmente. Inclusive com a participação de pessoas de diversas idades, muitas resgatando suas memórias pessoais e abrindo seus arquivos familiares de fotografias. Desde então o grupo Mauá Memória vem conduzindo ações para o resgate da memória fotográfica da cidade de Mauá. Esta exposição é a contribuição do grupo para o 12º Congresso de História do Grande ABC.
As fotos desta exposição fazem parte do acervo de fotos do Museu Barão de Mauá e de fotos disponibilizadas no grupo por seus membros, em especial as fotos do centro da cidade no ano de 1950, acervo da família do membro André Paixão.
A amostragem de fotos aqui apresentadas, tenta criar um panorama de como seria a área central da cidade no começo do século XX, do entorno da estação e de suas primeiras vias urbanizadas. Uma cidade interiorana tranquila, com uma pequena população assentada de forma esparsa e com grandes vazios urbanos. A presença da fábrica de porcelanas, Porcelana Mauá bem no centro da cidade, dá uma característica especial, dominando um horizonte ainda aberto e possível de se ver às distâncias. Sempre voltada para a estação de trens, que por muito tempo foi a melhor maneira de comunicação com o mundo.
Neste período os bairros consistiam uma periferia rural, realidade que só seria mudada na segunda metade do século XX, durante o processo de urbanização da população brasileira.
Esperamos que todos façam o exercício de reconhecer na antiga cidade, a cidade em que vivemos agora.
Reconheceu algum lugar em alguma das fotos? Tem alguma história para contar?
Aproveitem e deixem também seu testemunho, ajudando a construir a memória de nossa cidade.
Visitem nosso grupo no Facebook:
Social Link