A importância dos Bairros A importância dos Bairros | Mauá Memória, história e Cultura

Acervo Museu Barão de Mauá

A formação das cidades brasileiras teve seu inicio há mais de quinhentos, quando os exploradores portugueses começaram a chegar ao Brasil.

E foi um longo período que se confunde com o desenvolvimento econômico de Mauá, pois os primeiros moradores que povoaram (Caguaçu) Mauá viam a possibilidade de extrair da terra, as riquezas tais como: Eucalipto (Extração para os fornos das fábricas no inicio de século passado), Pedras uma das economias mais antigas de Mauá. Famílias inteiras oriundas de várias regiões do Brasil, e do interior paulista. Este grupo vai forjar os bairros de Mauá, com suas idéias crenças, no qual irão surgir lideranças locais, com propósitos de melhorias para as comunidades. 

 O resgate dos bairros e sua importância na Cidade. Seus líderes, suas crenças, sua cultura. É com estas idéias que os bairros vão se desenvolvendo. A interação entre poder público e sociedade Civil faz com que descobrimos a importância dos bairros. Na formação de uma cidade, eles são de suma importância para a sociedade. É nos bairros que surge os líderes, do executivo do município da Mauá.

Texto de Severino Correia Dias, Professor de História