Conheça Alex Ferreira criador do Mauá Memória

O site Mauá Memória é um veículo de divulgação da cultura de nossa região e também de notícias relacionadas a todos os segmentos da arte, foi criado e é administrado por Alex Ferreira, que é  é ativista cultural na cidade de Mauá, Empreendedor, Publicitário e Pós Graduado em Marketing e Gestão de Varejo e mantém esse blog com informações sobre a cidade há mais de 10 anos e trabalha muito em prol da cidade e região e tem como objetivo a difusão da história da cidade e de todas as formas de arte.

Com seu trabalho já participou como palestrante de 2 Congressos de história do ABC, já foi entrevistado em jornais da região e também já teve uma coluna fixa em jornais e revistas da região do grande ABC, além ter sido entrevistado no canal ECO TV em 2013.

Além do acervo digital ele também tem um acervo físico com todos os livros que foram lançados sobre a história de Mauá e também diversos jornais antigos da cidade como por exemplo o jornal "Folha de Mauá" que era publicado na cidade nos anos 1940/1960.

Todo material publicado no site é pesquisado antes de ser publicado para confirmar a veracidade dos fatos e além de Alex Ferreira o site contém artigos de outros historiadores da cidade como Renato Alencar Dotta, William Punstchart e Severino Dias Correia que foram fundamentais na propagação da história da cidade.

O grupo sempre foi um espaço fundamental nessa construção pois reúne todos os moradores da cidade que se interessam pela história da cidade e também ex moradores jovens, adultos e crianças e hoje tem mais de 22.000 membros.

Nosso site já ultrapassou a marca de 1,5 milhão de acessos nesse período e tem sido uma importante fonte de informação e divulgação da história da cidade de Mauá e de nossa região, temos diariamente uma média de 5.000 acessos aos assuntos do site e também é uma rica fonte para trabalhos universitários, estudiosos e trabalhos escolares além de fonte diária para os que seguem tudo que é relacionado com a história da região.

É o primeiro site do gênero na cidade visto que a maioria dos sites divulga todos os segmentos de notícias e o nosso tem foco apenas na história de Mauá tem fotos antigas ou algum material histórico para divulgar? é só acessar nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/mauaemfotos/ 

Propostas de Alex Ferreira para a preservação da história de Mauá

1- Reconstrução da Praça 22 de Novembro, de acordo com o projeto original de Burle Marx, o Jardim Japonês e a Concha Acústica, uma das grandes perdas do patrimônio cultural da cidade de Mauá.
2- Aquisição, pelo poder público da casa que pertenceu ao artista Hans Grudzinski, por sua arquitetura diferenciada e pela importância e destaque da obra do artista. Enquanto patrimônio da Região do Grande ABC.
3- Valorização das culturas indígena e negra na cidade
4- Instalação de placas informativas afixadas no entorno dos bens materiais tombados ou não, comunicando seu valor e significado.
5- Implantação de placas de trânsito (cor marrom) com a indicação de instituições de memória e patrimônios culturais da região.
6- Restauração e conservação do Museu Barão de Mauá
7- Que o prédio que hoje abriga a FAMA, seja devolvido à municipalidade, onde volte a funcionar a Biblioteca Cecília Meireles.
8- Revitalização e manutenção  dos bens culturais existentes em Mauá
9- Reconstrução da memória industrial, sindical e operária de Mauá
10- Resgate e registro  da pluralidade religiosa de Mauá
11- Valorização da história das culturas urbanas de Mauá, musical, estética e socialmente.
12- Efetivação do projeto de reforma e posterior tombamento da Casa dos Autonomistas e sua transformação em Casa de Cultura, contemplando as diferentes linguagens culturais.
13- Reafirmar a revitalização do Rio Tamanduateí enquanto bem natural, cultural e de seu caráter civilizatório.
12- Homenagear as pessoas que ajudaram a construir nossa cidade com atividades em escolas e exposições contando suas histórias nos espaços públicos da cidade.
15- Criar uma versão municipal do Museu da Pessoa e/ou usar o Museu Barão de Mauá para esse fim.
16- Resgatar a história do Rock na cidade de Mauá
17- Exposição itinerante de fotos antigas de Mauá pelas escolas da cidade.
18- Incluir história de Mauá no currículo de matérias das escolas municipais 
19- Trabalho continuo de coleta para ampliação do acervo histórico da cidade.
20- Homenagear o grupo de emancipadores da cidade.
21- Resgate da história da colonia japonesa de Mauá
22- Trabalhar juntos aos grupos e preservar a história do Teatro em Mauá
23 - Realizar um trabalho junto as escolas de samba para manter viva a história do Carnaval da cidade














Postar um comentário