Mauá: da Porcelana a Petroquímica 1974 Mauá: da Porcelana a Petroquímica 1974 | Mauá Memória, história e Cultura



Mauá. cidade de crescimento populacional explosivo nos últimos dez anos, conta com administração municipal que tudo vem fazendo para que a localidade não se constitua unicamente em "cidade-dormitório"; com efeito, o prefeito desenvolve esforços para que Mauá. se industrialize ainda mais, acompanhando o progresso das localidades que formam o Grande ABC em sua importância fabril e consequentemente, que se expanda em todos os setores, O Município, nesses dez anos de Revolução, desenvolveu-se em consonância com as novas diretrizes traçadas a partir de Março de 1964; se por-ventura, nada devesse à Revolução, teria que mencionar ao menos a presença, em Capuava, do importante Polo Petroquímico que se implantou ali e se desenvolve. O grande complexo se ergue entre Santo André e Mauá. beneficiando ambas as localidades; é um produto genuíno do desenvolvimento que surgiu como consequência do Movimento de Março, como outras tantas iniciativas que determinaram um progresso que passou a ser conhecido como "milagre brasileiro" 

Mauá em 1960, contava com 28.924 habitantes; dez anos depois. em 1970, sua população passava para 102.188, como esclarecem os números dos recenseamentos oficiais. Hoje a população é estimada em 129.000 habitantes. Esse crescimento populacional pouco comum tem trazido problemas à cidade, como é fácil de supor-se. a atual administração Municipal, todavia, tem procurado, por todos os meios, vencer as dificuldades que se constituem em produto do próprio desenvolvimento. mediante a realização de obras de grande alcance. O atual prefeito, Amauri Fioravanti, tem Planos em execução para que o Município possa montar uma Infraestrutura capaz de suportar a expansão que a cidade experimenta. 


Tudo está equacionado para que as ruas ao receberem o benefício do calçamento Já tenham, prontas. as redes de distribuição domiciliar de água e gás, além das redes de esgoto e galerias de águas' pluviais, além de dutos Para cabos telefônicos. As realizações viárias prevem a construção de via expressa que. através de Capuava, se ligará à marginal do Tamanduateí. em Santo André: outra realização. está prevista no Plano Metropolitano de desenvolvimento Integrado, acabará por ligar Mauá à via Anchieta, à rodovia dos Imigrantes e, finalmente, à marginal do rio Pinheiros. Restaria, no plano viário, mencionar-se- a rodovia que servida todo o APC. incluindo Mauá, em estudos no DER. 

A Prefeitura mauaense ultima agora a complementação do Paço Municipal. em fase adiantada de construção, Nosso município com perto de 20 anos de vida autônoma, apresenta uma série de problemas que a Municipalidade vai enfrentando. até vencer um a um. O Município foi criado através de lei que entrou em vigor a 1º de Janeiro de 1954; a instalação efetiva ocorreu a 1º de janeiro do ano seguinte; até então Mauá era distrito de Santo André.

A comarca de Mauá foi criada em 28 de fevereiro de 1964. Indústria A produção industrial do Município compreende, além de parcela oriunda do complexo petroquímico de Capuava, uma série de artigos de elevada tecnologia, sobre tudo do campo elétrico e eletrônico, como bulbos (videos) para televisores. Metalúrgicas, cerâmica, porcelana, produtos químicos e outros ramos completam o parque manufatureiro do Município que dá emprego a sete mil pessoas, aproximadamente. 
O comércio é 'bem desenvolvido, contando com a presença, na cidade, de grandes estabelecimentos. São em número de 250 as casas comerciais. 

Ensino 
Os 31.500 estudantes do Município contam com urna boa rede escolar, que inclui desde cursos do Mobral até colégios, escolas profissionais e uma escola-auxiliar de enfermagem. São 23 grupos escolares, dois colégios, sete ginásios, sete unidades do Sesi, duas do Senai, 11 cursos pré-primários e jardins de infância, três cursos para excepcionais, além de outros. 

Agropecuária 
Embora se constituindo em núcleo industrial. Mauá possui uma significativa produção agropecuária, cujo valor é estimado em pouco mais de um milhão de cruzeiros por ano. Produz horta-liças, ovos, aves, suínos, etc, Outros dados A superfície do Município de Mauá é de 67 quilômetros quadrados; limita-se com São Paulo. Poá, Santo André, Ribeirão Pires. O orçamento municipal para 1974 é de 42 milhões de cruzeiros; há, no Município, 20 mil prédios; perto de três mil são os veículos licenciados; as indústrias chegam a quase uma centena e há uma dezena de agências bancárias. A arrecadarão estadual foi de 39 milhões de cruzeiros em 1970. não se conhecendo a federal, recolhida em Santo André. como as de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. 

Diário do Comércio, 31 de março de 1974