Adelaide Escobar Bueno na Escola Mista da Estação Pilar 1907 (Mauá) Adelaide Escobar Bueno na Escola Mista da Estação Pilar 1907 (Mauá) | Mauá Memória, história e Cultura




No Bairro do Mutinga(Osasco), por volta de 1900 já existia uma escola mista. Pois para esse local foi designada para dar aulas, a Senhorita Adelaide Escobar Bueno. “Escola Preliminar Mista do Bairro do Mutinga”. Na verdade deveria ser o nome pelo qual a Villa Osasco era conhecida (já existiam residências na região, antes da chegada de Agu) e no ano de 1907 a professora Adelaide Escobar Bueno é transferida para a cidade de Mauá: 

Correio Paulistano - Terça Feira, 20 de agosto de 1907
Transferida Adelaide Escobar Bueno, da estação de Osasco, capital, para a mixta da estação do Pilar em São Bernardo

Em 23 de dezembro de 1907 sai a seguinte nota no jornal Correio Paulistano sobre a escola mista da estação Pilar (Mauá):

Hoje, tendo feito também parte da comissão examinadora o professor Domingos Loreto, procedeu-se ao exame da escola mista da estação do Pilar, que funciona sob a direção da professora D. Adelaide de Escobar Bueno, cujos esforços foram revelados pelo preparo dos alunos em geral e particularmente dos seguintes:
Esther Fidelis do 4ºano; Maria Soria e Elisa Guseli, do 3º; Emma Pamio e Bertha Noventa, do 2º; Joaquim Guzeli, Pedro Pamio e Fioravanti Noventa do 1º
(Do correspondente, em data 21)

Com a presença da comissão examinadora, composta do intendente municipal tenente coronel Alfredo Luiz Flaquer, como presidente, Antonio Mendes da Silva, Onofre O. de Alburquerque e Domingos A. Loreto, realizou-se em 16 do corrente o exame da escola mista da estação do Pilar, neste município, regida pela dedicada professora d.Adelaide de Escobar Bueno.
Arguidas em todas as matérias do programa, as alunas responderam satisfatoriamente manifestando assim o real esforço empregado pela digna professora em prol do seu adiantamento.
Em seguida foi encerrado o ato pelo sr.presidente que congratulou-se com a professora pelo bom resultado obtido.

Estiveram presentes ao ato os srs. Antonio Bueno e Capitão Vicente Contente, vereador da Câmara Municipal de São Bernardo e sua senhora.
Em tempo falaremos de outros exames.

Foto da Professora Adelaide Escobar Bueno