Escola Mista da Estação Pilar 1904 (Mauá) Escola Mista da Estação Pilar 1904 (Mauá) | Mauá Memória, história e Cultura


Estação do Pilar 1904 (Mauá)

Foram de excepcional brilhantismo os exames de encerramento das aulas na escola Mixta da Estação do Pilar regida pela professora exma. sra. d. Judithe Borges de Moraes.

Às 11 horas da manhã estavam presentes no edifício em que funciona a escola, a comissão examinadora composta do sr. tenente coronel  Alfredo Luis Flaquer, inspetor municipal e dos professores Srs. Capitão Joaquim Lopes da Silva e tenente Afonso de Socio e Seibiz, servindo este de secretario e das exmas sras d. Alda de Moraes, Olga Grande Contente, Anna Guarrizza e os srs capitão Vicente Contente, Carlos Velere, Paschoal Pepe e outros cavalheiros dos quais não pudemos tomar os nomes.

O recinto achava-se convenientemente ornamentado de flores, apresentando um belo aspecto.
Procedendo-se à chamada verificou-se acharem ao presente 35 alunos de ambos os sexos dos 30 matriculados.

Distinção, 3ºano, Dominga Adama, Amaro Branco e Deodoro Degesso.

Distinção, 2ºano, Ida Vetere, Esther Fidellis e Antonio Vetera.

Plenamente, 2ºano, Paulino Rizzardi

Os outros alunos foram aprovados simplesmente.
Estiveram expostos muitos trabalhos de agulha, bordados, mapas e outros delicados artefatos feitos pelas inteligentes meninas sendo todos devidamente elogiados pelos visitantes.
Findos os trabalhos da escola, a comissão examinadora mostrou-se satisfeita com o aproveitamento manifestado pelas alunas da exma. sra. d. Judith Borges de Moraes, a quem foram tecidos os mais merecidos elogios pelos valiosos serviços à causa do ensino público

Correio Paulistano -  Quinta feira, 8 de dezembro de 1904