Inauguração da estação Pilar 1883 (Mauá) Inauguração da estação Pilar 1883 (Mauá) | Mauá Memória, história e Cultura



São Paulo Railway Company

Faço publico que do dia 23 do corrente Mês em diante abre-se ao tráfego publico a nova estação do Pilar nesta estrada de ferro, a qual se acha situada entre as estações de São Bernardo e Rio Grande.
Superintendência em São Paulo, 21 de abril de 1883.

Jhon Barker 
Superintendente interino

Correio Paulistano, 22 de abril de 1883



São Paulo Railway Company

Ontem as 9 e 15 minutos da manhã, partiu da estação da Luz desta ferrovia um trem especial levando os srs. Bracker, superintendente interino, Araújo Costa, chefe do tráfego, dr.Barauna, engenheiro fiscal da mesma estrada, o representante desta folha, diversos convidados e uma banda de música, com o fim de inaugurar a nova estação do Pilar, entre as estações de São Bernardo e Rio Grande.
Na chegada do trem subiram ao ar muitos foguetes, tocando a banda de música e vindo receber as pessoas que iam no trem os moradores da circunvizinhança da estação.

depois da visita à estação, que acha-se completamente pronta, e já com o respectivo chefe, os srs. Antonio de Queiroz e Antonio Franco convidaram as pessoas presentes para uma belo almoço, na casa do ultimo destes srs., que mora perto da estação.

Por esta ocasião fizeram-se brindes as pessoas presentes, aos diretores da estrada de ferro Inglesa, ao engenheiro Fox, a Imprensa Paulistana, e aos srs. Antonio de Queiroz e Antonio Franco, retirando-se o trem inaugural a 1 hora da tarde para a capital.

É esta a primeira estação que se inaugura depois da abertura da estrada de ferro inglesa, há cerca de 15 anos.

A nova estação acha-se colocada em um local magnifico, pelo bom terreno que a circunda, tendo perto matas ainda virgens e próprias para a construção.

É de esperar-se que em breve tempo a estação torne-se um prospero e bonito povoado, principalmente até se estabeleçam núcleos coloniais.
É um melhoramento digno de elogios que merecem os diretores da São Paulo Railway.


Correio Paulistano, Terça feira, 24 de abril de 1883