INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL



Concurso Cosplay não é "tapa buraco em evento"

Olá amigos e amigas que acompanham a  4Cosplay, venho novamente aqui em nosso site falar um pouco sobre esses assuntos, os quais já falamos em outras oportunidades, mas que ao nosso ver continuam sendo tratados da mesma forma e muitas vezes pior que antes: que é a questão da falta de respeite de muitos eventos com os Concursos Cosplay e com este público.

Quando digo isso estou me referindo a alguns pontos que já cansamos de citar aqui no nosso site e continuam da mesma forma, salvo alguns grandes eventos que tem se diferenciado nesse quesito.
Os organizadores iniciantes de eventos e alguns já bem experientes insistem em organizar concursos Cosplayers e não darem uma premiação decente para os inscritos nesses concursos, ora os caras gastam uma enorme grana trazendo bandas, dubladores e outros badulaques para o evento e na hora de orçar um concurso Cosplay, uma atividade que envolve diversas pessoas: Cosplayers, Cosmakers, Fotógrafos, longas horas de ensaio, produção pré evento dos competidores e é uma dos momentos mais esperados do evento para os donos de eventos premiarem os participantes com plaquinhas, troféus de 1,99 e certificados virtuais em jpg.


Não estou falando aqui de mini eventos sem verbas e que na média não tem atrações pagas pelos organizadores, mas de eventos com algum recurso disponível para investir no evento;
Gente nada contra troféus, mas vocês sabem quanto custa trazer uma banda ou um dublador para um evento? Em média de R$ 1.500 a R$ 5.000 onde em média cada atividade dessas dura de 1h a 1h30 e sabe quanto sobra para o Concurso Cosplay? Troféu de 1,99 e plaquinhas de MDF que nem seu nome tem.

Não seria hora de começar a balancear esses gastos, senhores organizadores de eventos?

E por que fazem isso?

Não dá pra entender essa lógica por que por um lado se investe uma alta grana numa atração e na outra nada ou quase nada em outra, qual o sentido disso? Um público é amplamente atendido em detrimento ao outro que é atração do evento também?

Já está avisado que o concurso será 15h30 conforme informado no regulamento e o que ouvimos muitas vezes:

"Ah joga ai o Concurso Cosplay para depois das atrações "principais"
"Joga pra mais tarde ai, eles esperam ai mesmo"
"Alguns vão embora mesmo, mas a maioria espera"
"Joga ai esse Concurso para o final do evento"
"Deixa pro final, esses Cosplays esperam ai"
"Termina logo esse Concurso por que temos que fechar o evento" (depois de jogarem o concurso para 18h30)

Em media temos nos eventos 70  inscritos  que vão participar do concurso e se cada Cosplay levar 5 pessoas para  a convenção teremos diretamente 350 pessoas esperando para ver o concurso Cosplay naquele horário marcado no regulamento, sem contar os sites que vão lá fotografar os Cosplayers e as redes sociais de cada um e seus sites.



Ai a organização do evento atrasa o Concurso Cosplay em 2, 3, 4 horas....

Quando você Organizadores de Eventos informam o horário que vai ser o Concurso Cosplay tenham em mente uma coisa: As pessoas vão estar lá no palco para participar e na frente do palco para ver o concurso na hora informada no regulamento que vocês publicaram, é totalmente antiético e desrespeitoso com o público e com os Cosplayers informar um horário e o Concurso começar 2 ou 3 horas depois do combinado por que o dublador Zezinho “passou do horário” , se existe alguém responsável pelo palco, quem tem que cuidar disso é essa pessoa, verificar  que horário termina uma atração e começa outra, já fui em evento em que o concurso Cosplay estava marcado para 16h e o mesmo foi começar 18h30 num palco sem luz e com muitos Cosplayers se derretendo de calor e xingando o dono do evento é justo fazer esse tipo de coisa e ainda "queimar" seu evento?

Não adianta o organizador de o evento gritar aos sete ventos que “terá Concurso Cosplay no evento” sem dar a mínima atenção a este público que é uma das atrações do evento.

Organizar o Concurso é um trabalho duro para qualquer equipe, mas quem é responsável pela premiação e horário das atividades Cosplay é o Dono do Evento., Se o organizador do evento não investe no concurso Cosplay quem sofre são os Cosplayers e seu público com a falta de comprometimento e com a falta de um horário decente para a apresentação e sem premiações que respeitem o trabalho dos Cosplayers presentes no seu evento.  
   
Alex Ferreira
4cosplay@bol.com.br

Postar um comentário