INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

Cosplayers e Cosmakers fazem máscaras de pano para Distribuição.


(Sakura Prongs, Cosplayer e Cosmaker foto: Acervo Pessoal)


Cosplayers e Cosmakers tem usado seu conhecimento na produção de roupas e fantasias para ajudar a comunidade em que vivem com a confecção e distribuição de Máscaras de Pano,em uma ação de tentativa de conscientização e proteção contra o novo vírus: COVID-19.

O Covid e as Máscaras de Pano


 A Pandemia do COVID-19 não é novidade em nosso país, tendo colocado nas últimas semanas vários Estados e Cidades em quarentena e até mesmo cancelando ou adiando eventos geeks na tentativa de minimizar o número de casos.


É importante lembrar que as máscaras de pano não protegem contra o novo vírus, porém foram "liberadas" para o uso pelo Ministério da Saúde devido a escassez das máscaras N95 e mesmo a máscara cirúrgica, de TNT.

Embora a eficácia para a auto-proteção não seja de maneira nenhuma a mesma da N95, as máscaras de pano servem para cobrir as vias aéreas como barreira mecânica e para diminuir a infecção das pessoas ao redor (em caso de espirros por exemplo), além disso elas funcionam como lembrete para não encostar as mãos na boca, nariz e olhos.

Mesmo com o uso das máscaras é importante manter o auto-isolamento, distanciamento e lavagem das mãos com água sabão ou álcool em gel.



Ação da Comunidade Cosplayer


Alguns Cosmakers e Cosplayers têm feito e distribuído as máscaras de pano de graça como @cut1ecake e @mayumi_pajsi, ou a preço de custo como a @thaly_morais e a @adescoladaatelie.


Entre todos os que estão executando esse importante ato, vale ressaltar a ação da Sakura Prongs, que além da confecção e distribuição gratuita das máscaras, tem usado suas plataformas para ensinar e incentivar outros a fazerem o mesmo.


Confira Abaixo a Mini Entrevista que fizemos com ela sobre o assunto:



Como e quando você resolveu começar a fazer as Máscaras de Pano para Doação?

 Eu já queria fazer as máscaras, mas não tinha sido liberado o uso oficialmente. Assim que foi liberado eu passei uns 4 dias fazendo e no total consegui fazer 80 pra doar.
Eu sempre fui do tipo de ajudar as pessoas, e costurar algumas máscaras é algo que eu posso fazer. Se cada um fiz um pouco, muito será feito no final! 

Quais os Cuidados Precisam ser tomados na confecção para garantir uma melhor eficiência das máscaras de pano?


Tem que usar algodão (2 camadas). Eu ainda fiz ajustável com elástico (que acabou, por isso não fiz mais máscaras). Com uma costura não muito junta para ter menos "furos" no tecido.



(Produção das Máscaras Foto: Acervo pessoal da Cosplayer)
Quais os Cuidados que você tem tomado para a distribuição dessas máscaras?
Eu separei todas por famílias que ia levar, pus num saco junto
com folheto explicando o uso e como limpar. Na primeira leva eu toquei a campainha e joguei o saquinho no quintal. Fiz isso de noite pra evitar pessoas na rua.

Na segunda leva eu pedi pra algumas pessoas que tem carro passar pegar e deixar pra outras que moram longe de mim. Recomendei fazer a mesma coisa q eu fiz. Tocar a campainha e deixar o saquinho lá. Evitando contato.


Como tem sido a reação das pessoas que tem recebido?

As pessoas estão gostando. Principalmente as que vão ter que ir trabalhar ou ir no médico e tal. Algumas pessoas não aceitaram e pediram pra eu mandar pra mais necessitados
Vale comentar que eu só postei que estava fazendo as máscaras e doando pra tentar inspirar mais pessoas a fazer o mesmo.
Nosso grupo (cosmakers) tem material e habilidade pra fazer.


Você pode deixar suas redes sociais pro pessoal conhecer mais do seu projeto (e do seu trabalho em geral)? 

Instagram: @sakuraprongs e @clubecosplay
Youtube: YouTube.com/c/Sakuraprongs
Site: Sakuraprongs.com.br


Assim como a Sakura Prongs e todas as Cosplayers e Cosmakers habilidosas que foram citadas nessa matéria, esperamos que a ação de confecção e distribuição de máscaras se multipliquem em nossa comunidade! Se você gostou da ideia e quer tentar fazer a sua,  as instruções do site da Unifor conta com um molde, mas no Instagram da própria Sakura Prongs você encontra um tutorial para confecção das máscaras!


Vale lembrar outros cuidados com as Máscaras de Pano, conforme orientação do Ministro da saúde,Luiz Henrique Mandetta.


"[...]Ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado.
Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos.
 E nunca compartilhar, porque o uso é individual".

Postar um comentário