INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL



Matéria cedida por https://4cosplayoficial.blogspot.com/

A Comunidade Cosplayer e seu Registro no Brasil

Por Maid Sugar

Além dos Eventos, os Cosplayers passaram a se concentrar em fóruns.
O Primeiro, Maior e, até o momento, único fórum relacionado ao assunto no país é o “Cosplay Brasil” com 8.205 usuários cadastrados.
image
O Fórum reúne cosplayers de toda a parte do Brasil, seja para debater sobre eventos, compartilhar dicas e tutoriais, realizar vendas e até procurar grupos. Foi ainda pioneiro no registro de fotos e vídeos no país.
image
Atualmente, não é tão frequentado como costumava ser graças ao surgimento de outras redes sociais e sites pessoais de cosplayers com dicas e tutoriais; a própria comunidade do fórum no orkut, além de grupos segmentados em categorias no Facebook como o Vendas de Cosplay 2.0, com quase 7.000 membros e o UCS- União dos Cosplayers Solitários, com o objetivo de formar grupos de Cosplay, com mais de 2.000 membros e entre os sites de cosplayers temos a Lilithy Cosplay com tutoriais sobre resina, e armaduras .
image
Com o passar dos anos outros sites foram criados e se aplicaram no registro de fotos e vídeos de cosplay. Especialmente de eventos, passando pelo extinto “The Protection Project” valem destaque “Otaku Company”“Otaku Brasil” e “Cosplayers.net”.
image
Duas revistas Online dedicadas dedicadas a Cosplayers também vem sendo lançadas periodicamente; A CAA Magazine organizada pelos Fotógrafos Valesca Braga e Ronaldo Ichii, exclusiva para a parte de fotografia e a 4Cosplay Magazine que reúne fotos e matérias, algumas das quais provém originalmente desta página.
image
Até aproximadamente 2009, a maioria dos cosplayers tiravam fotos apenas no interior dos eventos, com pessoas ao fundo.ou nos estúdios dos sites. Pouquíssimos saiam em photoshoots por conta própria e sentia-se a necessidade de um trabalho de fotografia que fosse mais profissional e artístico, tal qual o próprio hobbie também se tornava. Percebendo-se essa necessidade em 2010 um grupo de fotógrafos se juntaram formando o “Gigaxis Estúdio” especializado em photoshoots de cosplayers. O serviço é pago, no entanto o preço é acessível.
image
Atualmente, os cosplayer brasileiros vem se preocupado cada vez mais não só com as vestimentas, mas também com a ambientação e tem partido deles a iniciativa de procurar fotógrafos qualificados para o registro de sua arte. Eles também tem se responsabilizado pela própria divulgação, o que lhes permite maior controle sobre a própria imagem.
image
(Acima, a Cosplayer Brasileira Layze Saikano, como Zelda)
Valem destaque as páginas dos seguintes cosplayers:

Postar um comentário