INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

O Concurso Cosplay no Brasil 2010 -2014

Por Elisa Marques

Matéria cedida por https://4cosplayoficial.blogspot.com/

O concurso Cosplay tem uma grande importância para os cosplayers Brasileiros, não é mera conhecidencia que seja o único pais a ser tricampeão no WCS.
Cada evento conta com o seu próprio concurso e não raras vezes a premiação é em dinheiro. Diferentemente do que acontece nos EUA, não existe diferenciação de categorias entre iniciantes e experientes; todos podem competir no mesmo concurso independentemente da qualidade das fantasia ou Número de medalhas acumuladas.
Os Principais Concursos são:
Yamato Cosplay Cup Brasil-> Concurso com eliminatórias que ocorrem ao longo do ano nos eventos da empresa Yamato Comunicação e Eventos e organizadoras parceiras.
image
( Acima, apresentação do Cosplayer Bardo Marcos como Duas caras, parodiando o Médico e o Monstro no YCC)
Yamato Cosplay Cup International-> As eliminatórias ocorrem no Brasil e em outros países da América Latina como  Argentina, Paraguai e Chile além de representantes da  Espanha, sendo a final disputada em São Paulo, no Evento Anime Friends.
image
(Cosplayer Peruano, como Cain de Trinity Blood) 
Yamato Cosplay World-> Competição de Duplas com eliminatórias em todo o território nacional. O Prêmio final é uma viagem ao Japão.
image
(YCW 2013, Cosplayers Alan Mathias e Vinicius)
Circuito Cosplay: No Circuito Cosplay, os competidores acumulam pontos de acordo com suas colocações nos eventos que fazem parte do torneio e, ao final de uma rodada de 05 eventos, o cosplayer que obtiver a maior pontuação é o vencedor. A premiação é oferecida em cada concurso, e um prêmio final de acordo com a quantidade de pontos adquiridos até o décimo colocado.
image
(Cosplayer Marcella como Finn de Adventure time) 
WCS-> World Cosplay Submit-> Duplas de todo o País competem em eventos parceiros a Editora JBC que é a organizadora do concurso. O vencedor nacional é enviado para o Japão para competir com os campeões de outros países. É provavelmente o concurso cosplay mais famoso tanto no Brasil quanto internacionalmente.
image
( WCS 2010, Cosplayers Gabriel e Gabrielle)
Curiosidades:
No Brasil, existe a separação de categorias entre “tradicional” e “livre”
A categoria Tradicional é a categoria em que a apresentação deve ser fiel ao personagem, copiando uma cena originaria da série ou criando algo novo, mas sempre dentro do contexto do anime/ filme/serie.
image
(Cosplayer Loren Louro na categoria tradicional)
A Categora Livre o cosplayer tem a total liberdade para interpretar o personagem da maneira que uiser. Embora não seja obrigatório, a maioria dessas tem como objetivo fazer o público rir.
image
(Acima, o Cosplayer Bardo Marcos na categoria livre)
Os cosplayers Brasileiros enfrentam grandes dificuldades, mas mesmo assim são extremamente criativos nas confecções de seus cosplays e acessórios. A limitação de tecidos de cores/ fibras diferentes, a não existência de materiais como Worbla/Wonderflex e o péssimo serviço de Correios, além da alta taxa sobre produtos importados são vencidos com muita perseverança e criatividade pelos praticantes do hobbie.
Além da limitação relativa ao material para a confecção dos cosplays, o espaço físico dos eventos também se torna impeditivo para o “Cosplay Floor”, fazendo com que cosplays que possuam mais detalhes como grandes armaduras, vestidos compridos entre outras roupas delicadas sejam utilizadas quase que exclusivamente para competições.
Fontes:

Agradecimentos especiais:
Artemys ichihara
Dy
Arthur Kyo

Postar um comentário