INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL👉

(Cosplayers reunidos na primeira edição do evento)

Por Elisa Marques

Após o Mangacon, fãs e empresas começaram a criar novos eventos, com um publico cada vez maior. Atualmente, ocorrem eventos em todos os Estados do país, cuja a lista completa pode ser vista aqui:

 No estado de São Paulo, são pelo menos um ou dois eventos por mês não raro sendo realizados exatamente no mesmo dia. Além dos eventos de grande porte, existem eventos menores como Animestorm, CosrockFest, AnimeParty, AnimeFantasy entre outros.

Abaixo, a lista das 3 convenções mais importantes do Estado, realizados por 3 empresas diferentes.

Animecon:

O evento mais tradicional da America latina, surgiu em 1999 na Fundação Cásper Libero, sua primeira edição contou com o impressionante número de 6.000 pessoas, em 2001 já era tido como um evento internacional, pois caravanas de outros países da America Latina começaram a comparecer ao evento.

(Animecon 1999)

O Animecon contava com exibição de animes, salas temáticas, máquinas de pump e workshops com artistas nacionais relevantes como Daniel HDR, além de apresentadoras famosas em emissoras nacionais. Reunia diversos stands de mangás,gashapons e outros colecionáveis.

Animecon 2002

Animecon 2005
A partir de 2007 o evento se viu obrigado a mudar de localização e o número de frequentadores diminui consideravelmente. Em 2012 o evento nao foi realizado,porém a organização promete novidades para o ano de 2013.

AnimaBC:

Em 2005 no colégio estadual Américo-Brasiliense, na região do ABC, esse evento teve a sua primeira edição, contando com 6,000 visitantes.


Animabc 2005
O Animabc surgiu como um evento multitemático, com salas Temáticas que incluíam Harry Potter e Star Wars como segue até hoje. O evento cresceu e mudou de lugar algumas vezes,sendo sua última edição na FAINC e, em 2012, se consolidou com o maior evento do Estado de São Paulo.

Anime Friends:

Com a primeira Edição sendo Realizada em 2003,  prometia ser a grande mudança em eventos de animes no país, em pouco tempo, se tornou o maior da America Latina.

AnimeFriends 2003
 Foi o primeiro evento a trazer Cantores internacionais para eventos de Anime, Nomes como Wada Kouji, Akira Kushida, Kagrra e Jam Project passaram pelos Palcos do Anime Friends.

 (Mascote do evento com cantores internacionais)


O evento possui numero de recorde de visitantes, segundo a organização no ano de 2007 a expectativa era de 120.000 visitantes para os nove dias de evento, com caravanas vindo de países como Chile, Argentina, EUA e Canadá. 


(Anime Friends no Mart Center)
Foi  também um dos primeiros eventos a realizar suas atividades em um espaço próprio para Convenções, uma vez que quase a totalidade de eventos de anime no Brasil ainda são realizados em escolas e faculdades. No mesmo ano, o evento acertaria em fazer mini-eventos realizados no mesmo espaço.

(Anime Friends, Stand da Level up)
Em 2012, porem, o evento mudou a localização para um espaço que seria ¼ do anterior, voltando a ser organizado em uma faculdade. Muitos otakus protestaram e se recusaram a ir.

Encontros:

Dessa recusa, surgiu um encontro otaku com cerca de 500 pessoas no parque do Ibirapuera,segundo a organização. Mesmo que encontros de pequenos grupos de otakus não fossem raros, esse número foi bastante considerável, especialmente por ser na mesma data do ultimo dia do Anime Friends, que costuma ser o mais visitado.

A partir daí, o número de encontros do tipo teve um aumento significativo, sendo vários deles na mesma data que eventos. O número de participantes também cresceu, amparados pelas redes sociais que são o principal canal de divulgação dos encontros, que são de graça e a céu aberto.

Esses “meetings”, também tem cada vez mais se tornando atraentes, pois além de acessíveis começaram se empenhar nas atividades para os participantes e até mesmo promovem concursos de cosplay. As empresas de eventos devem atentar-se a essa nova onda e procurarem aprimorar suas atrações e espaços, sob o risco de perder público. 

Fotos e Fontes:

Sites dos eventos: Animecon, Animabc, Anime Friends

*Acompanhe a coluna do site que conta a história da cultura Otaku no Brasil toda semana matérias novas aqui no site da 4Cosplay.